Home > Clipping > HCPA é pioneiro na utilização do Google Glass no Sul

04/12/2014 - HCPA é pioneiro na utilização do Google Glass no Sul

Já conhecido pela trajetória de inovação, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) acaba de dar mais um passo para o desenvolvimento do futuro da saúde: por meio de parceria com a ilegra, empresa de soluções de negócios e TI, o Clínicas está usando de forma piloto o Google Glass. O piloto teve como finalidade verificar o quanto o Glass pode melhorar e otimizar o dia a dia hospitalar, e esta é a primeira vez que o gadget é utilizado em um hospital público, no Sul do país.

O Glass foi utilizado, de modo piloto no HCPA, em uma cirurgia e com o raio x móvel (aparelho que é levado até a beira do leito para a realização de exames). Entre as funcionalidades que o acessório oferece estão, além do registro fotográfico e em vídeo dos procedimentos, sua transmissão ao vivo, via streaming. Como o Clínicas é um hospital universitário, essa função é muito atrativa para o treinamento de estudantes e residentes em cirurgia. Futuras potencialidades para o gadget que podem ser exploradas nesta especialidade, são a consulta de exames do paciente em tempo real durante o procedimento, a integração com o prontuário do paciente para armazenamento de imagens e a utilização de realidade aumentada para o planejamento e realização de cirurgias.

O piloto com o Google Glass no Hospital de Clínicas iniciou no dia 26 de outubro e finalizou no dia 19 de novembro, coroando a parceria do HCPA e da ilegra. Em 2014, a ilegra apoiou o hospital na migração de mais de 8 mil contas para Google Apps for Education, reforçando a cultura inovativa e colaborativa do HCPA. A atividade faz parte do projeto HCPA Conecta, que prevê a parceria com a ilegra na otimização do uso dos aplicativos Google e das possibilidades de aprimoramento dos processos do hospital com aplicação da tecnologia.

Fonte: ilegra
Autor: Camila Volpi
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte