Home > Clipping > 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

15/10/2014 - 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

De 5 a 7 de junho, em Porto Alegre, na Casa do Gaúcho ocorrerá a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. O tema central é “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direitos de todos e todas e dever do Estado”. Terá como eixos a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) e a definição da Política Estadual de Saúde dos Trabalhadores.

No dia 5 de Junho, data da abertura da 3º Conferência, o SINDISAÚDE-RS se fez presente através de seu presidente Arlindo Nelson Ritter, acompanhado dos diretores Julio Antero Appel, Marly Magalhães Rosa, Maria Lúcia Schaffer, Maristela Bernadete de Moura, Helena Mari Costa e das delegadas sindicais; de Torres, Gerusa dos Santos Cardoso e de Canoas, Maria Helena Ernesto. Dois diretores compuseram a mesa, Anita Maciel Lencina responsável pela Pasta da Saúde do Trabalhador  e Valmor Almeida Guedes.

O Eixo 1, implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora está assim desmembrado:

a) o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;

b) o fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;

c) a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo;

d) o financiamento da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, estados e União.

O Eixo 2, Definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, está definido da seguinte forma:

a) o diagnóstico dos determinantes e condicionantes sociais da saúde do trabalhador e da trabalhadora;

b) o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;

c) o fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;

d) a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo;

e) a definição da Política Estadual de Saúde;

f) financiamento da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (municípios, Estado e União).

Delegados

Está prevista a participação de 424 delegados. Porto Alegre terá a direito a 52, Centro-Oeste a 48, Metropolitana  a 124, Missioneira a 40, Norte a 44, serra a 44, Sul a 40 e Vales a 32.

Luiz Augusto Maluf - MTB 14886

Legenda da Foto b821c7f559ae9ea608671216a0e20834 65cfe497b39b35c7a36a70646996ce0d