Home > Notícias > Assembleia no Instituto de Cardiologia

10/03/2015 - Assembleia no Instituto de Cardiologia

No dia 10/3, ocorreu a assembleia dos trabalhadores do Instituto de Cardiologia (Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha e Viamão), em Porto Alegre, convocada pelo SINDISAÚDE RS para apresentar a proposta de pauta para a Convenção Coletiva de 2015. Após leitura e aprovação da proposta, os profissionais passaram a relatar uma série de problemas que fazem com que a instituição tenha uma alta taxa de rotatividade, realidade que não condiz com o passado do hospital que costumava valorizar seus trabalhadores.

Há sobrecarga de trabalho, trabalhadores chegam a receber ligações para irem trabalhar quando estão de folga; diferença do pagamento de insalubridade para o mesmo serviço e no mesmo setor (manhã recebe 40%, tarde 20%); horas negativas sempre são descontadas, porém horas positivas nunca são compensadas; instrumentalizadores não gozam de título nem de benefício pela especialização; diferenciação brutal entre médicos, enfermeiros e os demais trabalhadores, assim como entre os trabalhadores da capital e os da região metropolitana; e aumento espontâneo para determinada categoria e não para as demais.

Os diretores do sindicato chegaram a conclusão de que a indignação está generalizada na instituição. Será marcada uma reunião com a diretoria para que se tente, através do diálogo, corrigir os problemas apresentados. Após a reunião com a patronal, uma nova assembleia será convocada e os trabalhadores irão avaliar se a resposta da direção é satisfatória ou não, havendo a possibilidade de paralisações caso não haja encaminhamentos satisfatórios.

(Foto: Dep. de Imprensa/ Guilherme F. de Oliveira) (Foto: Dep. de Imprensa/ Guilherme F. de Oliveira)