Home > Clipping > Futuro do Hospital de Santo Antônio da Patrulha

21/01/2015 - Futuro do Hospital de Santo Antônio da Patrulha

O Grupo Mãe de Deus desistiu de administrar o hospital de Santo Antônio da Patrulha. O grupo assumiu o compromisso de pagar todas as rescisões e agendou no sindicato para realiza-las. O Sindisaúde RS, a partir do conhecimento do fato, marcou uma audiência com o prefeito para obter maiores informações sobre como ficará a casa de saúde e os postos de trabalho. No dia 20/1, em reunião com o prefeito Paulo Roberto Bier e o vice Armindo Ferreira de Jesus, foi informado que o Mãe de Deus não cumpriu o contrato até o final, rompendo 30 dias antes do seu vencimento. A prefeitura está tomando medidas paliativas para manter o hospital funcionando minimamente até 1° de março, data que o contrato deve ser renovado com a secretaria de saúde, onde será pleiteado um aumento dos valores do contrato. Durante esse período, a prefeitura também irá selecionar uma empresa para administrar o hospital em substituição ao Mãe de Deus.

Na ocasião, o Sindisaúde RS destacou para o prefeito e o vice os riscos de terceirizar áreas como higienização e nutrição em uma casa de saúde e os mesmos afirmaram que não é essa a intensão da prefeitura. O sindicato solicitou a prefeitura que quer acompanhar esse processo para que não haja redução de salários e precarização das relações de trabalho, o que não houve oposição.

Um dos destaques apresentados pelo sindicato na reunião foi quanto a sobrecarga de trabalho dos técnicos de enfermagem contratados pelo município que estão sofrendo por tentarem contribuir da melhor forma para a comunidade, transformando a jornada diária de 6 horas em 12 horas.