Home > Saúde do Trabalhador > INTERDIÇÃO DA UTI NEONATAL DO HOSPITA FÊMINA É RESULTADO DE DENÚNCIA FEITA PELO SINDISAÚDE-RS

23/04/2015 - INTERDIÇÃO DA UTI NEONATAL DO HOSPITA FÊMINA É RESULTADO DE DENÚNCIA FEITA PELO SINDISAÚDE-RS

O hospital Fêmina, que atende exclusivamente pelo SUS e realiza em média 400 partos por mês, sofreu interdição pela Secretaria de Vigilância do Município de Porto Alegre no dia 20 de abril.

O motivo da sua interdição, foi a denúncia feita por Anitamar M. Lencina, diretora da Pasta de Saúde do Trabalhador do SINDISAÚDE-RS, denúncia está, que apontava a presença de uma superbactéria denominada KPC na UTI Neonatal do hospital e que já havia contaminado quatro bebês que se estão internados em estado grave devido a infecção.

Histórico

No dia 14 de abril a diretora encaminhou denúncia para o Conselho Municipal de Saúde através de e-mail, e seguindo a orientação do próprio conselho, tentou encaminhar denúncia através do telefone 156.

A atendente do 156 não aceitou protocolar a denúncia alegando que não poderia acolher denúncias de hospitais que tenham ouvidoria, e que a diretora encaminhasse essa denúncia à ouvidoria do hospital em questão.

Em contato com a vice coordenadora do CMS/POA, a senhora Mirtha da Rosa Zenker, a diretora Anitamar informou o não acolhimento de sua demanda pelo 156 e solicitou providencias imediatas por parte da secretaria da saúde que, após reorientar os atendentes para que os mesmos passassem a cadastrar todos as demandas que lhe fossem encaminhadas prontamente visitou o hospital e interditou a UTI Neonatal.