Home > Notícias > SINDISAUDE/RS OBTEM VITÓRIA JUDICIAL, EM CARÁTER LIMINAR, DETERMINANDO A REINTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DISPENSADOS NO HU

26/11/2015 - SINDISAUDE/RS OBTEM VITÓRIA JUDICIAL, EM CARÁTER LIMINAR, DETERMINANDO A REINTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DISPENSADOS NO HU

O SINDISAÚDE, através de sua assessoria jurídica, Escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, obteve judicialmente o direito à reintegração ao emprego dos 85 funcionários dispensados coletivamente em novembro pelo Hospital Universitário de Canoas, administrado pela Associação Educadora São Carlos (mantenedora também do Hospital Mãe de Deus).

Na decisão, dada em caráter liminar, a Justiça considerou o fato de que a dispensa em massa desses trabalhadores deveria ter sido precedida de negociação coletiva com o sindicato profissional, o que não ocorreu, afirmando que a dispensa coletiva é ainda mais grave em se tratando de profissionais da área da saúde, tendo em vista a situação precária da saúde pública no país. A decisão enfatiza também que a dispensa de um número expressivo de funcionários acarreta sobrecarga de trabalho àqueles que permanecem empregados, razão pela qual as rescisões em massa necessitam de negociação coletiva para que sejam consideradas válidas.

O processo, que antecipou os efeitos da tutela pretendida pelo SINDISAÚDE, seguirá com audiência e decisão final. Portanto, a luta continua!