Home > Notícias > SINDISAÚDE-RS participa da 7º Conferência Municipal de Saúde

14/07/2015 - SINDISAÚDE-RS participa da 7º Conferência Municipal de Saúde


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2015, aconteceu na capital gaúcha a 7ª Conferencia Municipal de Saúde, na Casa do Gaúcho. O Sindisaude marcou presença com seu presidente Arlindo Ritter, as diretoras Marly Magalhães, Lucia Schaeffer e o Secretario Julio Jesien. No evento foram eleitas inúmeras demandas a serem encaminhadas a plenária estadual, dentre as demandas as 3 primeiras com o maior número de votos foram:

  1. Ampliar, fortalecer e implementar a Rede de Atenção Psicossocial: Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi), CAPS II, CAPS III, CAPS Álcool e Drogas, oficina de trabalho e renda, serviço residencial terapêutico, leitos de saúde mental em hospitais gerais, ambulatórios em saúde mental, consultórios na rua, unidades de acolhimento e equipe de redução de danos na abordagem de rua dia e noite, de acordo com o dimensionamento populacional e indicadores de saúde do território e portarias vigentes. Abrangência estadual, com 343 votos.
  2. Consolidar e fortalecer a equipe multidisciplinar de saúde indígena para atendimento a todos os indígenas em Porto Alegre, bem como a qualificação dos espaços nas unidades de saúde indígena. Abrangência municipal, com 284 votos.
  3. Garantir que as residências multiprofissionais em saúde sejam reconhecidas como título de pós-graduação voltada para a formação em serviço e, portanto, garantir que seja valorizada em concurso público com pontuação superior à pós-graduação latu sensu. Abrangência estadual, com 276 votos.

O SINDSAÚDE-RS   também conseguiu a aprovação de uma de suas pautas que pleiteia a Vinculação da transferência de verbas públicas aos hospitais filantrópicos, mediante a quitação de folha e encargos. Outro fator importante foi eleição do Secretário Geral Julio Jesien para delegado no segmento trabalhadores da saúde a plenária Estadual que acontecerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2015.