Home > Notícias > SINDISAÚDE-RS se reune com Secretário Municipal de Saúde d POA

27/04/2015 - SINDISAÚDE-RS se reune com Secretário Municipal de Saúde d POA

Na manhã de quarta-feira, 22 de abril de 2015, o secretário geral do SINDISAÚDE-RS, Julio Jessien e as delegadas sindicais, Karem Cristina Hatma Riciold, Patrícia Londero Lima, Eliani Ines Mousquer e Thayane Drose do Nascimento, todas com base no Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família (IMESF), se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Fernando Ritter e a Coordenadora da Atenção Básica de Porto Alegre, Vânia Maria Frantz.

O encontro foi marcado, para tratar das dificuldades que trabalhadores do IMESF, veem encontrando para atuar nas unidades de saúde da capital. De acordo com os inúmeros relatos chegados ao Sindicato, o trabalhador da saúde vem sofrendo constantes agressões, verbais e físicas nos seus locais de trabalho. Exemplo dessa situação aconteceu na semana retrasada na Unidade do Lami.

Sanar o problema com a falta de segurança, foi a principal reivindicação junto ao secretário.

Inicialmente ficou acertado que a coordenadora do IMESF estará realizando uma consulta as gerencias, buscando a contribuição das mesmas, nas diretrizes e fluxos nos casos de agressão.

Ficou definido também, que no final do mês de maio, serão realizadas novas rodadas de reuniões, desta vez envolvendo também o Sindicato do Municipários, que já apresentaram esta demanda.

O SINDISAÚDE-RS, neste momento, solicita a todos trabalhadores do IMESF, que vierem a sofrer qualquer tipo de agressão, que preencham o formulário de incidente, disponível no site do IMESF e formalizem a denúncia, com cópia para o sindicato.

Na mesma oportunidade, ainda foram denunciadas as péssimas condições de manutenção que se encontram alguns postos. Fomos informados que, duas unidades estão em fase de conclusão em suas reformas, duas em fase de projetos, outras três estariam nas metas da Secretaria até o final do ano para conclusão. Outra informação importante discutida, é o projeto de climatização de toda as unidades, neste quesito estariam sendo resolvidos problemas históricos relacionados às condições mais dignas de trabalho além da melhor conservação das vacinas que precisam de ambiente diferenciado.

Outro assunto abordado foi a questão da dispensação de medicamentos por parte dos técnicos de enfermagem, na visão do sindicato um procedimento equivocado, uma vez que esta tarefa precisa ser desempenhada pelo profissional de farmácia, mas sobre este assunto não houve qualquer encaminhamento ainda.