Home > Notícias > APOSENTADORIA - Sexta-feira (12) é dia de Caminhada da Resistência contra a Reforma!

09/07/2019 - APOSENTADORIA - Sexta-feira (12) é dia de Caminhada da Resistência contra a Reforma!

Nesta sexta-feira (12), o Sindisaúde-RS, sempre engajado nas lutas da classe trabalhadora, convoca a categoria para acompanhar a diretoria e delegados sindicais no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. "O Sindisaúde-RS foi linha de frente em Porto Alegre na derrubada da Reforma de Temer, movimentou a cidade com atos e uma grande campanha de outdoors esse ano contra a Reforma, foi para as garagens na Greve Geral de 2019. Esse é o papel de um sindicato forte: ser referência para o trabalhador que representa. E é o que continuaremos fazendo!", afirmou o presidente Arlindo Ritter.

Dia Nacional de Luta

Concentração

Faced/UFRGS

Horário

Sindisaúde-RS é linha de frente na luta contra a Reforma em POA

O que a Reforma quer fazer conosco?

- TRABALHADORES DA SAÚDE: a Reforma praticamente inviabiliza a aposentadoria especial na saúde. Isso porque, na prática, os requisitos estabelecidos pelo Governo fazem com que a aposentadoria especial não valha a pena em comparação com as aposentadorias normais: elas se tornam praticamente iguais! Entenda porque clicando aqui.

CAPITALIZAÇÃO: O relator da proposta no Congresso, Samuel Moreira (PSDB) retirou provisoriamente a capitalização do texto da Reforma, mas o Governo Federal ainda quer aprová-la, conforme defendeu o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). Esse sistema que é a menina dos olhos do Governo Federal falhou em pelo menos 60% dos países em que foi implementado, aumentando o rombo das contas públicas, a desigualdade e a miséria; todos esses países já tiveram que voltar atrás. No Chile, por exemplo, 9 em cada 10 aposentados por esse modelo, que vigora por lá, recebem hoje menos de um salário minimo!

MULHERES COM MENOS DIREITOS: a Reforma ignora as peculiaridades do trabalho das mulheres, cortará direitos historicamente conquistados e quase equiparará o tempo de serviço.

TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: 40 anos de contribuição! Você acha que alguém conseguirá trabalhar tanto tempo com carteira assinada para receber sua digna compensação?

MILITARES: estão FORA! O Governo inventou uma "Reforma" Militar que poupa alguns bilhões, mas deu vários bilhões em incentivos de carreira

CRUELDADE COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD): A Reforma da Previdência provoca impacto perverso na vida de pessoas autistas, com síndrome de Down, esquizofrênicas e PcD de grau moderado e médio, pois elas deixarão de receber a pensão previdenciária caso os pais venham a falecer. Uma perversidade completa.

A tramitação da Reforma

1 - Discussão e votação da proposta no plenário da Câmara, em 1º e 2º turnos.

Se rejeitada, é arquivada.

Se aprovada:

2 - Texto é encaminhado para o Senado e analisado na CCJ da Casa.

Se aprovada:

3 - Plenário do Senado discute e vota a PEC em 1º e 2º turnos.

Se aprovada sem mudanças, ferrou a vida do trabalhador. Adeus, aposentadoria.

Se rejeitada ou aprovada com mudanças:

4 - Retorna para a Câmara, onde é novamente votada em 1º e 2º turnos

Se aprovada sem mudanças, ferrou a vida do trabalhador. Adeus, aposentadoria.

Se rejeitada, é arquivada.