Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2018 - Convenção com Sindihospa garante aumento real e reposição mínima em 2019

24/08/2018 - CAMPANHA SALARIAL 2018 - Convenção com Sindihospa garante aumento real e reposição mínima em 2019

A aprovação da Convenção Coletiva de Trabalo (CCT) 2018 negociada pelo Sindisaúde-RS junto ao Sindihospa, ocorrida na última quinta (23), trouxe benefícios de extrema relevância para a categoria. Os principais:

- aumento real em 2018;

- garantia de reposição, ao menos, da inflação em 2019;

- direitos históricos, como o adicional noturno a 50%, garantidos até 2020;

- creche por 24 meses, com extensão até o final do período letivo.

Abaixo, entenda a importância do aumento real e, principalmente, da reposição mínima em 2019.

Aumento real

O secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, apresentou, na assembleia que aprovou a CCT, números e gráficos demonstrando a importância de o sindicato ter assegurado o aumento real de 0,44%. Ainda que o percentual de aumento tenha sido pouco, o Sindisaúde-RS conseguiu evitar com que os trabalhadores que representa estivessem entre o 1/5 de brasileiros que não receberá nenhum percentual de aumento em 2018, mesmo com a inflação em níveis baixos.

Além disso, o aumento será estendido, pela primeira vez, aos trabalhadores que já receberam o reajuste do piso mínimo regional em março.

Gráfico com os resultados das negociações coletivas em todo o Brasil nos últimos 12 meses (crédito: Julio Jesien)

Reposição mínima em 2019

Outro benefício muito importante alcançado nesta negociação é a garantia de reposição, ao menos, da inflação em 2019. No Brasil, vigora a livre negociação entre patrão e empregado. Isso significa que os trabalhadores devem lutar, inclsuive, pela reposição da inflação. Com a convenção firmada em 2018, a categoria poderá começar 2019 já certa de que receberá, no reajuste do próximo ano, ao menos o índice de inflação.

Inflação mais alta em 2019

Não fosse só isso, como a data-base do Sindisaúde-RS é abril, o índice de reajuste a ser recebido no ano que vem deve ser considerável, pois a inflação aumentou consideravelmente nos meses posteriores a nossa data-base. Para que se tenha uma ideia, os bancários, cuja data-base é setembro de 2018, trabalharam em suas negociações com um percentual de inflação já superior a 3%.

Por causa disso, nossa luta no campo econômico em 2019 será apenas por aumento real, sem a preocupação de repor a inflação!

--

Na próxima matéria sobre os benefícios da CCT 2018 fechada com o Sindihospa, entenda a importância dos direitos históricos estarem garantidos até 2020.

--

Confira os outros principais avanços nas matérias abaixo.

CAMPANHA SALARIAL 2018 - Nova convenção garante extensão do auxílio-creche

CAMPANHA SALARIAL 2018 - Convenção garante direitos até 2020!