Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2019 - Categoria aprova pauta de reivindicações Sindihospa/Sindiberf

21/03/2019 - CAMPANHA SALARIAL 2019 - Categoria aprova pauta de reivindicações Sindihospa/Sindiberf

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na tarde desta quinta (21), os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS que atuam nos hospitais da base Sindihospa e Sindiberf (entenda abaixo) aprovaram a pauta de reivindicações proposta pela diretoria do sindicato, com vistas às negociações da Campanha Salarial 2019. Em relação ao reajuste salarial, a categoria decidiu que solicitará a inflação mais 5% de aumento real em 2019 em ambas as negociações.

No caso do Sindihospa, a inflação já está garantida em 1º de abril de 2019 (data-base), enquanto que no caso do Sindiberf não há garantia de reajuste. A mobilização da categoria em ambas as bases será crucial para avançarmos em direitos e reajuste salarial!

Categoria presente

Algumas alterações na proposta inicial foram trazidas pela categoria, e inseridas na pauta final. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário-geral, Julio Jesien. Na mesa, acompanharam-lhe o presidente Arlindo Ritter e o advogado dos Paese, Ferreira, Silvio Boff, que prestou explicações e tirou dúvidas técnicas dos presentes.

Ritter abriu a assembleia

Jesien conduziu os trabalhos

Mesa foi composta ainda por Silvio Boff

Além destes, a diretoria completa do Sindisaúde-RS se fez presente, bem como grande parte dos delegados sindicais. As faixas levadas à assemblria visavam à mobilização para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, que ocorre nesta sexta-feira (22), com programações desde as 7h da manhã npos hospitais do GHC e no Hospital de Clínicas.

Ao final da assembleia, diretoria e delegados convocaram a todos para a luta desta sexta (22)

Consciência para o ano de luta

Ritter e Jesien repetiram inúmeras vezes nas suas falas a importância de fortalecer a consciência da categoria para a conjuntura atual, de um presidente que vem se notabilizando por atacar os trabalhadores, e cuja maior ambição é extinguir nossa aposentadoria e privatizar tudo o que vê pela frente, incluindo aí os hospitais do GHC e o Hospital de Clínicas.

"Colegas, o ano vai ser de enormes dificuldades, mais do que nunca. Nós conseguimos boas negociações no ano passado, mas esse ano precisamos nos manter firmes para não recuar um passo", alertou Ritter. Já Jesien lembrou das dificuldades impostas ao Sindisaúde-RS com o fim do financiamento sindical sem discussão alternativa, que reduziu o orçamento do sindicato em milhões.

Trabalhadores se manifestaram recorridamente

O vice-presidente, Julio Appel,instigou a todos a tomarem as ruas para a luta de amanhã

Dia Nacional de Luta

Após a aprovação da pauta, as falas de todos se voltaram para a organização do Dia Nacional de Lutas, que ocorre amanhã, sexta-feira (22), durante o dia todo, mas com um grande ato programado para as 18h na Esquina Democrática.

O Sindisaúde-RS estará presente e convoca a toda a categoria!

O Sindihospa e o Sindiberf

O Sindihospa representa os prestadores de serviços de saúde estabelecidos na capital gaúcha, reunindo hospitais, clínicas, residenciais geriátricos, laboratórios de análises patológicas e outras organizações do setor sediadas em Porto Alegre. A entidade e o Sindiberf são os dois maiores sindicatos patronais com quem o Sindisaúde-RS negocia – na base de ambos, encontram-se cerca de 25 mil trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS.

Enquanto o Sindihospa representa hospitais e clínicas privados, o Sindiberf representa os hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos. Na tarde de hoje (27) há reunião entre as diretorias do Sindisaúde-RS e do Sindiberf.

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Stéfano Moura