Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2019 - Nova rodada de negociações prorroga Acordo Coletivo do IMESF

25/04/2019 - CAMPANHA SALARIAL 2019 - Nova rodada de negociações prorroga Acordo Coletivo do IMESF

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na manhã desta quinta (25), o Sindisaúde-RS conseguiu garantir a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho do IMESF, que estava vencido desde 1º de abril; na prática, isso significava que todos os direitos conquistados pela luta sindical ao longo dos anos haviam deixado de existir até o dia de hoje. A prorrogação foi garantida em nova rodada de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), que contou ainda com a presença do Sergs (enfermeiros) e Simers (médicos).

Além disso, a presença do Sindacs (agentes comunitários) nas próximas mediações foi solicitada e acatada pelos presentes, bastando apenas a anuência do próprio sindicato.

Mesa de mediação ocorreu na manhã desta quinta (25)

Reajuste salarial

As mediações que acontecem desde 2017 e vinham paralisadas pela gestão foram retomadas hoje. Os sindicatos cobraram um compromisso formal da administração de apresentar proposta para a reposição salarial. Isso porque na última mediação, realizada em agosto do ano passado, a direção do instituto havia firmado compromisso com os presentes e com o desembargador de apresentar proposta quanto à reposição salarial até novembro de 2018.

No entanto, o que a gestão apresentou na mesa de hoje foi a mera informação de que encaminhou ao Comitê de Políticas Salariais o índice de IPCA para ser reposto em 2019, retroativo a abril. No entanto, quanto aos anos de 2016, do qual restam diferenças entre o repasse concedido (IPCA) e o que deveria ter sido dado (INPC), 2017 e 2018, nos quais não houve qualquer reajuste, não existiu qualquer posicionamento da direção do IMESF, o que descumpre o compromisso assumido em agosto passado.

“Uma das nossas principais ponderações foi justamente a previsão legal, que consta do contrato de gestão, da reposição salarial pelo INPC. Isso não é cumprido integralmente desde 2016 tanto pelo município quanto pela gestão do IMESF, e nós estamos legalmente legitimados, portanto, a continuar com essa luta", explicou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien. Ele e o presidente Arlindo Ritter colocaram em ata da audiência todas as cobranças feitas, visando a discussões futuras sobre o assunto.

Nova mediação

16 de maio