Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2019 - Trabalhadores do HCPA aprovam novo Acordo Coletivo

22/03/2019 - CAMPANHA SALARIAL 2019 - Trabalhadores do HCPA aprovam novo Acordo Coletivo

Os trabalhadores do Hospital de Clínicas já mostraram força logo pela manhã deste Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência (22/03). Em assembleia convocada pelo Sindisaúde-RS em conjunto com mais 13 sindicatos, mais de 200 trabalhadores aprovaram, com apenas 3 votos contrários, a proposta para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que manterá o Vale-Alimentação por mais um ano na instituição. A diretoria do sindicato foi representada pelo secretário-geral, Julio Jesien, pelo vice-presidente, Julio Appel, e pelos diretores Carlos Alexandre Silveira, Paulo Vargas (todos esses trabalhadores do HCPA), além do diretor Júlio Duarte e da diretora Lúcia Schaffer.

Centenas de trabalhadores compareceram à assembleia!

Garantia importantíssima

A decisão é extremamente importante. Isso porque, após a Reforma Trabalhista, passou a predominar a lógica do acordado sobre o legislado. Isso significa que, sem que uma nova negociação seja estabelecida entre sindicato de trabalhadores e empresa ou sindicato patronal, todos os direitos até então conquistados através das negociações anteriores acabam na data-base. No caso do Acordo Coletivo do HCPA, que institui o pagamento do VA, o fim desse direito se daria a partir de 1º de abril.

Diretoria do sindicato e delegadas sindicais

Agilidade nas negociações

No entanto, os sindicatos conseguiram a aprovação da categoria para a proposta alcançada em mesa de negociação, mesmo em um ano de ataques diretos contra os trabalhadores. Além disso, é importante destacar a agilidade com que foi alcançada a aprovação dos trabalhadores: a assembleia que definiu a pauta de reivindicações foi realizada em 27 de fevereiro, ou seja, há menos de um mês.

Jesien e Appel conduziram os trabalhos

Luta contra a Reforma da Morte e negociações Sindihospa

O Sindisaúde-RS está com grande parte de sua diretoria durante o dia inteiro de hoje no Hospital de Clínicas, mobilizando a classe trabalhadora para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. O sindicato considera essa a principal luta do ano de 2019: barrar o fim da nossa aposentadoria, que é a proposta do atual governo, além de conscientizar a categoria sobre a MP 873, que visa a dar fim ao movimento organizado de resistência da classe trabalhadora.

Ao longo do ano, os trabalhadores do HCPA ainda terão para acompanhar as negociações da Convenção Coletiva com o Sindihospa, que pode garantir aumento real para a categoria. Em 2018, o Sindisaúde-RS já obteve a garantia de pagamento, ao menos, da inflação para este ano. Agora, é hora de avançar!

Appel e Lúcia

Paulo Vargas com trabalhadoras