Home > Notícias > Campanha Salarial Unificada: mediação no TRT quebra resistência da patronal

18/11/2016 - Campanha Salarial Unificada: mediação no TRT quebra resistência da patronal


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Arlindo Ritter fala aos trabalhadores em frente ao TRT

Cerca de 200 trabalhadores realizando vigília durante toda a tarde em frente ao Tribunal Regional do Trabalho. Representantes de 18 entidades sentados juntos à mesa de negociação. Greve, atos, paralisações. É a união das categorias que está fazendo a diferença.

Após meses de intransigência, levando o movimento inclusive à greve, o Sindihospa viu sua postura ameaçada na reunião mediada de hoje à tarde, presidida pelo vice-presidente do TRT, João Pedro Silvestrin. A patronal, no início da reunião, apresentou uma proposta de 7% parcelados, imediatamente rechaçada pelas entidades de classe; frente a esse valor indecente, o próprio mediador solicitou uma conversa em separado com os dirigentes da patronal. No retorno à mesa, Silvestrin informou aos presentes sobre a proposta elaborada por ele e pela procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Beatriz de Holleben: a patronal terá que alcançar pelo menos o INPC do período para que as entidades de classe levem à apreciação em assembleia geral unificada.

O Sindihospa tem prazo até 28 de novembro, ao meio-dia, para informar aos sindicatos se acatará ou não a proposta do mediador.

Categorias unidas na mediação

Retrospectiva

O Sindihospa iniciou as negociações da campanha salarial de 2016 com uma proposta de 0%, chegando no dia de hoje aos 7% parcelados. O valor continuou sendo considerado insignificante pelos sindicatos, e o próprio mediador da reunião colocou à patronal que atinja no mínimo o INPC do período (9,91%) para que as entidades de classe possam levar à apreciação em assembleia.

Trabalhadores realizaram vigília durante toda a tarde

Em frente ao TRT, quase cem trabalhadores...

... que também fizeram protesto na Avenida Praia de Belas