Home > Notícias > Campanha Salarial Unificada: nova proposta em assembleia nesta terça

28/11/2016 - Campanha Salarial Unificada: nova proposta em assembleia nesta terça

Juntos na luta! A condução da campanha salarial de 2016 teve como base a luta unificada. Dezoito entidades se uniram para garantir que os trabalhadores da saúde recebessem o que é seu de direito. E é com essa mesma união que seguimos para a assembleia geral desta terça-feira (29), a partir das 13 h e 30 min, em frente ao Hospital Conceição. Ônibus saírão dos hospitais Fêmina e Clínicas a partir das 13 h e 15, garantindo ampla representação das categorias, pois será apresentada uma nova proposta aos trabalhadores, que repõe o INPC do período.

O Sindihospa, representante das clínicas e hospitais públicos e privados de Porto Alegre, teve prazo de dez dias para reformular sua proposta anterior (7% parcelados), rechaçada por unanimidade pelas entidades de classe. Assim, as categorias decidirão amanhã se aprovam ou não os números apresentados pela patronal, que são os seguintes:

- 3,5% em junho de 2016;
- 1,45% em novembro de 2016;
- 1% no terceiro mês anterior à data-base de cada categoria;
- 1% no segundo mês anterior à data-base de cada categoria;
- integralização da inflação do período no mês imediatamente anterior à data-base de cada categoria.

Exemplo: Sindisaúde-RS tem data-base em abril, e a inflação acumulada do período foi de 9,91%. Assim, a base receberá 3,5% (já adiantados em junho); 1,45% em novembro; 1% em janeiro; 1% em fevereiro; e 2,62% em março, percentuais estes que se refletem no INPC integral do período, dado que os índices são incidentes uns sobre os outros. Portanto, caso a proposta seja aprovada na assembleia, a campanha salarial de 2017 começará com base no salário totalmente recomposto.

"No início do ano, o Sindihospa chegou a dizer em mesa que não iria reajustar sequer 0,1% dos salários, mas a força das categorias unidas está dobrando a patronal. Amanhã, a soberania dos trabalhadores será responsável por decidir os rumos do movimento: se paralisaremos totalmente, ou se haverá aprovação da proposta. De qualquer maneira, a união que estamos tendo nesse período já é uma grande vitória, porque mostra que, nos próximos anos, as categorias continuarão lutando de maneira unificada pelo reajuste salarial", comentou o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

Arlindo Ritter na assembleia de 11/11