Home > Notícias > CANOAS – Sindisaúde-RS se reúne com nova gestão para cobrar compromissos

25/05/2021 - CANOAS – Sindisaúde-RS se reúne com nova gestão para cobrar compromissos

Em março de 2021, o Sindisaúde-RS havia informado aos trabalhadores que representa no Hospital Universitário (HU) e no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas uma série de compromissos ou conversas que haviam sido assumidos pelas gestões. Porém, estes não foram postos em prática, alegadamente devido a trocas na gestão. Com as cobranças dos trabalhadores, o sindicato primeiro buscou os novos gestores (e acabou sendo contatado por eles) para uma reunião que aconteceu na segunda-feira (24).

Confira as informações sobre o encontro.

Reunião foi na segunda (24)

Acordo Coletivo: impacto em vários dos problemas relatados pelos trabalhadores

É a questão mais importante a ser trabalhada, pois a negociação coletiva entre gestor e sindicato é o instrumento legal que tem poder de assegurar uma série de direitos, inclusive vários relacionados a problemas já relatados pela categoria, como jornada 12x36, banco de horas, homologações, etc. No caso desses hospitais de Canoas (além das duas UPAs), o instrumento específico intencionado pela gestão seria um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), enquanto o sindicato entende que deveria continuar sendo seguida a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Sindisaúde-RS / Sindiberf (confira aqui nossa seção de convenções).

A gestão sinalizou que tem interesse em firmar um ACT com o Sindisaúde-RS, o que impacta na resolução de vários problemas enfrentados pela categoria. Com isso, solicitaram que o sindicato encaminhe uma proposta. O Sindisaúde-RS o fará e abrirá uma rodada de conversas. Havendo um retorno positivo das negociações, convocaremos assembleia para discutir com a categoria

Reajuste salarial

Conforme informação da gestão anterior, era seguida a CCT Sindisaúde-RS / Sindiberf. Em virtude disso, a recomposição salarial deveria ter sido repassada aos trabalhadores na folha de abril, no valor de 3,31%, e com retroatividade à fevereiro. Agora, os atuais gestores admitem não terem cumprido o compromisso e informam que “pretendem” regularizar a situação até junho.

RAIS

A gestão alega que segue trabalhando na regularização da certificação digital para emissão da RAIS. A falta da certificação impede compras e o próprio recolhimento do FGTS. Além disso, inviabilizou o recebimento do PIS/Pasep. Informaram a previsão de que consigam resolver o problema até junho.

FGTS

Não conseguem fazer o crédito do FGTS por falta da certificação digital.

Falta de profissionais

Alegam que, desde janeiro, foram contratados 400 profissionais.

Jornada 12x36 noturna na governança

Questão a ser tratada nas negociações coletivas.

Demais questões

O sindicato cobrou também questões como a retirada ou diminuição da insalubridade em alguns setores, a falta do contracheque antes do período a receber, horas sumindo do sistema de gestão ADP, etc. Algumas dessas questões poderão, eventualmente, ser resolvidas no âmbito das negociações de um novo ACT. O sindicato reitera entender que deveria ser seguida a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindiberf.