Home > Notícias > CONTRATO 64 CANOAS - Luta dos trabalhadores triunfa, greve é suspensa e rescisórias são asseguradas!

19/07/2019 - CONTRATO 64 CANOAS - Luta dos trabalhadores triunfa, greve é suspensa e rescisórias são asseguradas!

Os trabalhadores da saúde de Canoas vinculados ao Contrato 64 aprovaram na manhã desta sexta (19), por unanimidade, a suspensão da greve que estava programada para quarta e havia sido adiada para hoje. A decisão ocorre porque o Sindisaúde-RS, Sergs, Sindifars e Sinttargs obtiveram, na mediação realizada no TRT-4 durante essas semanas, a garantia dos valores necessários para o pagamento das rescisórias, que estavam ameaçadas devido à incompetência da gestão.

Os colegas de Canoas expressaram profunda gratidão ao trabalho do sindicato após a votação. "O trabalhador é quem faz seu sindicato. Nós somos apenas um instrumento da luta, e vocês utilizaram esse instrumento. Parabéns a todos que lutaram", declarou o secretário-geral Julio Jesien após a assembleia, na qual esteva acompanhado pelo presidente Arlindo Ritter e pelo diretor sindical e trabalhador do Gracinha, João Gonçalves.

Mediação pela manhã

Na mediação da manhã no TRT-4, foi anunciado ao vice-presidente do Tribunal, Ricardo Fraga, e aos demais presentes o empréstimo que dará conta do pagamento das rescisórias aos trabalhadores vinculados ao Contrato 64, que termina em 31 de julho. Com isso, o direito dos trabalhadores está garantido após semanas de reuniões, um grande ato em frente à Prefeitura e mesmo o anúncio da greve de quarta (17), que acabou adiada até hoje para que se formalizassem os trâmites legais que possibilitaram o empréstimo, e finalmente suspensa na assembleia.

Demais questões

Jesien cobrou também, na reunião de hoje, o atraso nas homologações das rescisões de trabalhadores desligados do Hospital Nossa Senhora das Graças, cuja gestão é a mesma do Contrato 64, bem como a falta de repasse de FGTS e pagamento atrasado de férias. Os gestores, já constrangidos na mesa pela situação gerada, vão dar encaminhamento às questões.