Home > Notícias > GHC: Audiência de mediação no TRT trata de acordo coletivo

16/08/2018 - GHC: Audiência de mediação no TRT trata de acordo coletivo

Trabalhadores na luta!

O Sindisaúde-RS participou na manhã desta quinta-feira, dia 16 de agosto, de uma audiência de mediação para retomada da negociação coletiva dos trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Acordada em 2017, a proposta deixou pendente as seguintes reivindicações dos trabalhadores:

• Revisão do valor do vale alimentação
  • Reimplementação das férias-prêmio
  • Retorno da licença capacitação

A audiência foi mediada pelo desembargador vice-presidente do TRT4, Ricardo Carvalho Fraga, e contou com a presença de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), da direção do GHC, mais de 50 trabalhadores da instituição, além das entidades sindicais Aserghc, Sinditest-RS, Simers, Sergs, Sinurgs, Sindifars, Sinttargs, Sisergs, Sindidaergs, Sasergs, Senge, e Sindibio.

No encontro, os trabalhadores do GHC informaram que uma nova assembleia geral, inclusive com indicação de movimento paredista, está marcada para o dia 28 de agosto, o que exige com urgência uma nova negociação. Já os representantes do GHC colocaram que qualquer negociação deve passar por autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério do Planejamento, onde a direção tem agendada reunião em Brasília dia 29 para tratar do tema.

Mesa de mediação

Uma nova audiência de mediação já ficou agendada para o dia 23 de agosto, novamente no TRT4, porém foi reforçado pelo desembargador mediador que licença capacitação e férias prêmio não envolvem custo direto, e que, portanto, não há justificativa para não conceder esses direitos aos trabalhadores.  Quanto ao vale-alimentação, os trabalhadores do GHC exigem isonomia em relação ao valor concedido pelo Hospital de Clínicas, que é de R$ 494,00.

Para o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, agora é necessária a mobilização dos trabalhadores para que esses direitos sejam garantidos.