Home > Notícias > GHC - Vale-Alimentação é assegurado até 2021

04/09/2019 - GHC - Vale-Alimentação é assegurado até 2021

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição representados por 13 sindicatos da área da saúde, incluído o Sindisaúde-RS, aprovaram na tarde de hoje (04) a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que prevê o pagamento do Vale-Alimentação por mais 2 anos. Portanto, até o dia 1º de abril de 2021 (data-base da categoria) o pagamento do direito está assegurado. "Não é o que queríamos, todos nós sabemos. E até mesmo devido ao resultado dessa negociação é que temos de demonstrar muito mais unidade, de maneira que nas negociações ainda vigentes, como as que dizem respeito ao banco de horas e ao banco de remanejo, possamos fazer valer nossos interesses de fato", convocou o presidente do sindicato, Arlindo Ritter, que conduziu a assembleia. Cerca de 70 trabalhadores presentes hoje aprovaram o acordo por unanimidade.

O Sindisaúde-RS publicará o novo ACT em seu site assim que homologado. E as negociações do outro Acordo, que diz respeito ao banco de horas e do banco de remanejo, prosseguem.

Aprovação foi por unanimidade

Ritter conduziu a assembleia

Banco de horas e banco de remanejo

Após a aprovação do Acordo do Vale-Alimentação, os trabalhadores presentes discutiram como irão pautar a luta pelo Acordo Coletivo que regula o banco de horas e o banco de remanejo. A gestão alega, como sempre, que as negociações dependem da SEST, mas os trabalhadores sabem que têm poder de barganha e estão conscientes das conquistas que já obtiveram em outros momentos, como o próprio Vale, que vieram apesar das alegações dos gestores.

"É hora de nos mobilizarmos apesar de tudo o que eles estão dizendo. Porque no momento eles jogam tudo para a SEST e parecem mais fortes, mas sempre que nós nos mobilizamos e nos unimos, nós ficamos mais fortes", defendeu Valmor Guedes, da Aserghc. Valmor lembrou ainda sobre como os trabalhadores do GHC tinham, há algumas décadas atrás, salários bem abaixo dos demais órgãos federais, e como isso se modificou a partir da luta de classes.

Da esquerda para a direita, Claudete Miranda, nova vice-presidenta do SIndisaúde-RS, Elizete Wagner, delegada sindical, e Lucia Schaffer, diretora de Saúde do Trabalhador

Simers fora

O Sindicatos dos Médicos enviou ao Sindisaúde-RS um ofício informando que não irá compor a unidade com os demais sindicatos da saúde. A decisão dos médicos foi informada na assembleia às demais categorias profissionais.