Home > Notícias > HCPA - Sindicato segue na luta pela retomada da remuneração variável

09/07/2019 - HCPA - Sindicato segue na luta pela retomada da remuneração variável

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em decisão de 1º grau ocorrida há alguns dias, a Justiça reconheceu que o HCPA vinculou o pagamento da remuneração variável, que foi paga nos anos de 2012, 2013 e 2014, à adesão dos trabalhadores ao novo Plano de Cargos e Salários instituído pela empresa àquela época (relembre abaixo). Por outro lado, entendeu que o cancelamento desse benefício teria decorrido de decisão do Ministério do Planejamento, Organização e Finanças, órgão a que o HCPA, como empresa estatal, está vinculado.

"O Sindisaúde-RS vai recorrer dessa decisão, buscando garantir aos empregados do hospital todos os benefícios que foram prometidos quando da campanha de adesão dos trabalhadores ao novo PCS. Seguimos na luta pelos direitos dos trabalhadores do HCPA!", afirmou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien.

Relembre

Em 2016, o Sindisaúde/RS, juntamente com outras entidades de classe, ajuizou ação trabalhista contra a decisão do Hospital de Clínicas (HCPA) de não mais firmar Acordo Coletivo de Trabalho para regular a remuneração variável. Os sindicatos profissionais comprovaram que o HCPA utilizou a remuneração variável como um benefício aos trabalhadores que aderissem ao Plano de Cargos e Salários (PCS) lançado àquela época. A remuneração, inclusive, foi destaque no material institucional de propaganda e divulgação do plano à época. No entanto, esse direito foi frustrado posteriormente, quando deixado de ser pago.

Segue a luta pelos trabalhadores do HCPA!

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho