Home > Notícias > HPA - Buscando evitar greve, trabalhadores dão 15 dias de prazo para salários serem postos em dia

22/04/2021 - HPA - Buscando evitar greve, trabalhadores dão 15 dias de prazo para salários serem postos em dia

Na tarde desta quinta (22), os trabalhadores do Hospital Porto Alegre (HPA) decidiram, em assembleia convocada pelo Sindisaúde-RS, dar 15 dias de prazo à gestão para que os salários atrasados sejam postos em dia. "É simples: o edital da assembleia de hoje tinha a greve entre as pautas. Os trabalhadores não querem paralisar em meio à pandemia e decidiram dar esse prazo. Porém, legalmente a categoria agora está autorizada a decretar a greve assim que acabar esse prazo", explicou o diretor Julio Appel, que presidiu os trabalhos acompanhado da vice-presidenta do sindicato, Claudete Miranda, dos diretores Carlos Alexandre Silveira e Julio Duarte, e das diretoras Lucia Schaffer e Carmem Brião.

"Tem pai e mãe de família aqui com pensão a pagar, e se não pagar pode ir preso. Todo mundo sabe das dificuldades que estão sendo enfrentadas no mundo todo, mas trabalhar sem receber salário para botar a comida na mesa e ainda enfrentar um vírus é demais", finalizou Appel. A assembleia também elegeu a trabalhadora da rouparia Eliane como representante dos trabalhadores na comissão que decide sobre onde são investidos os valores que entram no hospital.

Trabalhadores votaram pela concessão de 15 dias de prazo à gestão

Sindicato vai à Prefeitura após assembleia

A administração do hospital alega que a Prefeitura deve R$ 800 mil, e que esses valores quitariam os salários atrasados. Com isso, após a assembleia, Appel e a vice-presidenta Claudete foram até a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, onde se reuniram com Gilvane da Silva, assessor do secretário de saúde Mauro Sparta. "Lá, fomos informados que semanalmente são repassados valores ao hospital referentes às internações. Faltariam ser repassados valores que são referentes a despesas decorrentes da internação de alguns pacientes de UTI, os quais necessitam de outros serviços do hospital", explicou Claudete.

Claudete e Appel se reuniram com Gilvane da Silva, assessor do secretário de saúde Mauro Sparta, após a assembleia

Diretoria na assembleia