Home > Notícias > Ignorância contra a ciência: mais um capítulo em Porto Alegre

25/02/2021 - Ignorância contra a ciência: mais um capítulo em Porto Alegre

Obs.: a foto da capa é de uma negociação em janeiro de 2019.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sempre foi uma entidade comprometida com a sociedade gaúcha. Um dos hospitais públicos com os maiores índices de prestação de serviço à comunidade de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e quiçá do Brasil. Não há como contestar a capacidade deste hospital e, por consequência, dos seus profissionais.

O corpo clínico do Hospital de Clínicas é um dos mais qualificados do país. São milhares de trabalhos, artigos e pesquisas realizadas por seus profissionais. Portanto, não é tolerável que alguém, completamente desprovido de conhecimento técnico-cientifico, faça alegações tão escabrosas quanto as do irresponsável vereador Idenir Cecchim (clique aqui e confira). E, pior ainda, sendo o representante do governo Sebastião Melo no Legislativo.

Quando uma cientista tal qual a presidenta de um dos hospitais-referência na América Latina fala, com o conhecimento que detém, não é meramente para “estar espalhando o terror”. É, isso sim, para contribuir com a sua população. Uma fala tão incabível quanto a do vereador demonstra que, certamente, ele não acompanha o dia a dia do HCPA e de seus trabalhadores.

Quando a Dra. Nadine Clausell faz um alerta, o faz embasada no conhecimento técnico, obtido  ao longo dos anos de muito estudo. São centenas de trabalhadores que se contaminam diariamente devido à irresponsabilidade de pessoas negacionistas e irresponsáveis. O maior problema, sem sombra de dúvida, está naqueles que foram eleitos para tomar decisões e as fazem de forma capenga.

Nós, do Sindisaúde-RS, tivemos diversos (as) trabalhadores (as) que estiveram internados entre a vida e a morte na CTI por estarem defendendo a vida de seus (as) colegas. Porém, o risco de vida também ocorreu por causa da irresponsabilidade de gestores públicos e de políticos irresponsáveis, tais como o vereador Idenir Cecchim.

É preciso dar um basta em posições desumanas com esta. É preciso começar imediatamente um lockdown como deve ser feito, e não apenas como sugestão eventual. O lockdown deve ser seguido de testagem e ampliação de vacinas na capital dos gaúchos. Fechar as entradas da Capital e deixar circular somente pessoas que trabalham em casas de saúde, farmácias e segurança pública!

Como maior entidade representativa de trabalhadores no HCPA, temos muitos embates para com a gestora Nadine. Uma das poucas semelhanças é, certamente, nosso respeito à ciência -  ao contrário dos ignorantes que ergueram suas vozes no Brasil desde 2018, travestidos de representantes do povo.

Chega de manifestações irresponsáveis. Os profissionais da saúde merecem respeito!