Home > Notícias > IMESF - Assembleia nesta terça pode deflagrar greve nos postos de saúde

23/07/2018 - IMESF - Assembleia nesta terça pode deflagrar greve nos postos de saúde

Na última quarta (18), os trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) mostraram a força que tem a classe trabalhadora quando se une. Quase 2 mil pessoas cruzaram os braços (dados da imprensa estadual), marcharam até a Prefeitura Municipal e ocasionaram o fechamento de quase 100 postos de saúde da Capital, na luta pela reposição salarial que não vem há 3 anos.

Grande paralisação da última quarta (18) chamou a atenção do Estado

Mas a briga continua, pois o prefeito Nelson Marchezan não valoriza os trabalhadores da saúde - sequer recebeu a comissão de trabalhadores e sindicalistas durante o ato da última quarta. Dessa maneira, atendendo ao edital publicado no Correio do Povo do dia 14 de julho, nesta terça (24) ocorre nova assembleia dos trabalhadores do IMESF. A pauta principal é a votação do começo de uma greve geral.

Assembleia do Sindisaúde-RS, Sergs e Sindacs
Terça, (24)
Rua Barros Cassal, 220
17h e 30 min (1ª chamada) e 18 horas (2ª chamada)
Pauta principal: votação de greve

Editais publicados na edição de 14 de julho do Correio do Povo

Greve pode ser unificada com municipários

Se apenas os trabalhadores do IMESF aprovarem o movimento grevista nesta terça, já se torna praticamente inviável o funcionamento dos postos de saúde da Capital. E se, na quinta, a assembleia convocada pelo Sindicato dos Municipários (SIMPA) também decretar greve, os postos de saúde deverão ficar completamente fechados, pois a totalidade dos trabalhadores desses locais estaria de braços cruzados.

Categorias estão amplamente mobilizadas para deflagrar a greve geral se Marchezan não ceder

Assembleia do Simpa
Quinta, (26)
Casa do Gaúcho
18 horas

Entenda

O IMESF é uma fundação pública de direito privado, que tem um contrato de gestão com a Prefeitura Municipal. Devido a essa situação, os funcionários do IMESF atuam sob o regime celetista, diferentemente de seus colegas representados pelo Simpa, os municipários.

Os municipários, ainda que atuando nos mesmos postos de saúde que os imesfianos, são contratados diretamente pelo município, trabalhando portanto sob o regime estatutário. Por essa razão, ainda que os trabalhadores exerçam exatamente o mesmo serviço, são representados por diferentes sindicatos.

Crédito das fotos: Assessoria de Imprensa / Stéfano Moura