Home > Notícias > IMESF – Negociações do ACT 16/17 serão levadas à assembleia

11/05/2018 - IMESF – Negociações do ACT 16/17 serão levadas à assembleia

Após mais uma rodada da mediação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/17 no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), o Sindisaúde-RS e demais entidades de classe deram por esgotadas as negociações com a gestão do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF).

O motivo, segundo o secretário-geral Julio Jesien, que representou o sindicato na mesa, foi a total falta de convergência entre a proposta da categoria e a que foi apresentada pela direção do Instituto após semanas de mediação.

O secretário-geral, Julio Jesien, e a advogada do Sindisaúde-RS, Raquel Paese

Agora, uma assembleia será marcada para apresentar à categoria os avanços que a gestão do IMESF apresentou em cláusulas sociais, onde a proposta será posta em votação. Após, a categoria proporá os encaminhamentos futuros a respeito do ACT, pois os sindicatos não abriram mão da possibilidade de ajuizamento dos índices de correção salariais futuramente.

“A direção do Instituto queria que aceitássemos abrir mão do reajuste no salário e no Vale em troca de avançar em algumas poucas cláusulas sociais. Nós não concordamos, e por isso agora levaremos a situação à avaliação da categoria”, comentou Jesien.

A proposta do IMESF será encaminhada oficialmente ao sindicato dentro de 30 dias. A partir da chegada do documento, o Sindisaúde-RS divulgará a data da assembleia.

ACT 17/18

Os sindicatos continuam com as negociações, ainda sem a mediação do TRT-4, para fechamento de uma proposta de reajuste salarial e maior avanço em cláusulas sociais.

Crédito das fotos: Guilherme Tubino/SIMERS