Home > Notícias > LUTA SINDICAL - Trabalhadores das empresas da base Sindihospa recebem reajuste de 4,67%

11/04/2019 - LUTA SINDICAL - Trabalhadores das empresas da base Sindihospa recebem reajuste de 4,67%

Graças à luta do Sindisaúde-RS, os trabalhadores das empresas (tanto hospitais quanto clínicas) da base do Sindihospa receberão, já na próxima folha, reajuste salarial de 4,67%, referente à data-base abril/2019.

Esse reajuste está entrando na folha apenas porque, em 2018, o sindicato manteve negociações exaustivas e duríssimas com o Sindihospa, que não queria sequer repor as perdas salariais da categoria. No entanto, mesmo com esse posicionamento patronal, a diretoria do sindicato conseguiu extrair um acordo que garantiu, além de aumento real em 2018, a garantia da inflação para 2019, que será então repassada na próxima folha.

Negociações coletivas nacionais de 2018

Em 2018, mais de 1/5 dos brasileiros, segundo dados do Dieese, não receberam aumento real nas negociações. Mas o Sindisaúde-RS, com a categoria mobilizada, conseguiu fazer com que sua base não fizesse parte dessa realidade.

Rádio-corredor

Colegas da saúde, o rádio-corredor nem sempre informa corretamente. Além disso, é uma informação que pode estar servindo aos interesses do empregador, desmobilizando a luta organizada da classe trabalhadora.

Não existe bondade do patrão, não existe representatividade da categoria  para as negociações coletivas que não seja o Sindisaúde-RS. Quem se autointitula representante do trabalhador pode estar apenas atendendo aos interesses patronais, manifestados na Reforma Trabalhista, de acabar com os sindicatos.

O Sindihospa

O Sindihospa representa os prestadores de serviços de saúde privados com sede em Porto Alegre. Reúne hospitais, clínicas, residenciais geriátricos e outras organizações do setor. A entidade e o Sindiberf são os dois maiores sindicatos patronais com quem o Sindisaúde-RS negocia – na base de ambos, encontram-se cerca de 25 mil trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS.