Home > Notícias > Retrospectiva da Campanha Salarial 2016 (Sindihospa)

30/11/2016 - Retrospectiva da Campanha Salarial 2016 (Sindihospa)

Nas fotos e vídeos abaixo, veja como foi nossa luta ao longo do ano para garantir o reajuste salarial das categorias. Os atos, mobilizações e paralisações realizadas pelos trabalhadores da Saúde foram essenciais para que evoluíssemos de uma postura absolutamente intolerante da patronal, que começou as negociações com 0% de reposição, para alcançarmos a recomposição integral de nosso salário para o ano de 2017, com a integralização do INPC (9,91%).

A união dos 14 sindicatos e das 4 associações envolvidas na campanha salarial, com cada entidade colocando empenho e recursos na luta, foi essencial para que, em um ano de crise mundial, tenhamos fechado não a negociação ideal, mas uma das melhores negociações coletivas do Brasil na área da Saúde.

É certo que nossa luta, no próximo ano, não se pautará por essa base. Assegurar a recomposição do salário, ainda que parcelada, foi nosso foco devido às circunstâncias. No entanto, sabemos que em 2017 a economia irá estabilizar, e os patrões não terão mais desculpas frente às categorias para tentar empurrar goela abaixo a indecência de chegar a propor 0% de reajuste.

Essa vitória é tua, trabalhador!

-----

14/06: proposta de 0%

Categorias definiram estado de greve em assembleia no Hospital de Clínicas.

28/06: proposta evolui para 3,5%

Trabalhadores pararam a Avenida Ipiranga em caminhada.

No mesmo dia, a frente da sede do Sindihospa foi tomada

Arlindo Ritter falou aos trabalhadores em frente à patronal. Clique e confira o vídeo

20/07: proposta chega a 5%

Assembleia no Hospital Conceição definiu série de paralisações semanais

No Hospital de Clínicas, emergência foi fechada na terceira semana de paralisações

27/10: greve!

Greve foi definida em assembleia lotada

Paralisação durou dois dias. Os principais hospitais de Porto Alegre operaram com restrições, o que chamou a atenção do TRT

No segundo dia, cerca de 300 trabalhadores realizaram "trancaço" na Avenida Assis Brasil

11/11: patronal propõe 6%

União das categorias na assembleia, que deu prazo à patronal até o dia 18 para uma nova proposta

18/11: em reunião no TRT, patronal tem rechaçada proposta de 7%

O vice-presidente do TRT, João Pedro Silvestrin, deu prazo até o dia 28, meio-dia, para uma nova proposta.

Durante a reunião, trabalhadores realizaram vigília em frente ao tribunal

29/11: ASSEMBLEIA GERAL APROVA PROPOSTA POR UNANIMIDADE: 9,91%

Proposta foi levada à apreciação das categorias, que a aprovaram praticamente por unanimidade ontem (29/11). O INPC será pago parceladamente, mas irá recompor integralmente o salário para as próximas negociações