Home > Notícias > SANTA CASA - Processo dos R$ 18 milhões

13/09/2019 - SANTA CASA - Processo dos R$ 18 milhões

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Com um comparecimento enorme da categoria ao longo do dia de 27 de maio de 2019, quase 2 mil trabalhadores estiveram no auditório Hugo Gerdau para tomar conhecimento e votar a proposta de acordo com a Santa Casa, alcançada pelo Sindisaúde-RS, a respeito da base de cálculo dos adicionais, que devolverá R$ 18 milhões a quase 8 mil trabalhadores do hospital.

Atenção: não existe data exata para pagamento e dúvidas devem ser verificadas aqui

Lembramos que, conforme informamos desde o início, NÃO EXISTE DATA EXATA para pagamento. O sindicato tem apenas a estimativa, vinda da própria Santa Casa, de que o pagamento normalmente será efetuado POR VOLTA do dia 15 de cada mês. Isso, portanto, significa que o pagamento pode ocorrer dia 15, 16, 17, 18, 19, etc.

Solicitamos também que, antes de enviar mensagens para a página do sindicato e e-mails, verifique se sua dúvida não está contemplada abaixo. Não iremos mais responder a dúvidas que já estejam contempladas aqui.

Por fim, destacamos que alguns trabalhadores captaram equivocadamente a informação transmitida pelo presidente do sindicato, Julio Jesien (que pode ser verificada no vídeo abaixo), acerca da finalização dos pagamentos. O sindicato informou, tanto nas assembleias de maio quanto aqui em nossa sede, que os pagamentos COMEÇARIAM em 60 dias a contar da data das assembleias, e não que eles TERMINARIAM em 60 dias. Repetimos que a informação pode ser verificada no vídeo abaixo, gravado em uma das reuniões com trabalhadores realizada aqui em nossa sede.

Dúvidas frequentes

Dia exato

- Não temos como estimar o dia exato em que cada um dos milhares de beneficiários inativos vai receber. A Santa Casa paga parcelas mensais de R$ 300 mil, que o sindicato automaticamente repassa à lista de beneficiários, na ordem das habilitações (confira abaixo).

Número de beneficiários por mês

- Não temos como estimar número de beneficiados inativos por mês. Como o hospital paga um valor fixo mensal, mas o valor que cada beneficiário recebe varia muito, há meses em que mais trabalhadores serão beneficiados, há meses em que menos o serão. Para informação, o 1º lote, pago em 15/08 contemplou 67 trabalhadores

Quando vou receber?

- Siga acompanhando nosso site e redes e tenha bom senso: considerando que o 1º lote quitou os valores devidos a 67 trabalhadores, se você estiver na posição 500, por exemplo, é bem possível que você ainda leve alguns meses até que você receba. Quem por acaso não tenha feito a habilitação (seja no dia das assembleias ou na sede do sindicato) pode fazê-la no sindicato, no horário das 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras.

Ainda não me habilitei

Compareça à sede do sindicato com documento de identificação, entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Endereço: Rua João Guimarães, 37, duas quadras do viaduto da Silva Só com a Protásio Alves.

Quem tem direito?

Os trabalhadores com contrato ativo bem como os desligados a partir de 28 de janeiro de 2013 terão direito.

Pessoas fora das listas que atendam aos critérios

Trabalhadores que atendem aos critérios acima mas que não estão com seu nome nas listas divulgadas devem comparecer à sede do sindicato com documento de identificação, entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Endereço: Rua João Guimarães, 37, duas quadras do viaduto da Silva Só com a Protásio Alves.

Contagem dos valores

Os valores devidos começam a ser contados a partir de 28 de janeiro de 2010. Isso porque o sindicato entrou com a ação em 28 de janeiro de 2015, e a ação, no que diz respeito aos valores a serem pagos, retroage 5 anos.

Trabalhadores ativos

- Todos os trabalhadores ativos já foram pagos no final de julho/2019 e já receberam aumento na remuneração devido à incorporação salarial. Há algumas exceções de trabalhadores que se habilitaram posteriormente por não terem constado na lista inicial enviada pela Santa Casa.

Inativos já pagos

1º lote de inativos (pagamento feito em 15/08) Clique aqui!

2º lote de inativos (pagamento feito em 13/09) Clique aqui!

3º lote de inativos (pagamento feito em 17/10) Clique aqui!

4º lote de inativos (pagamento feito por volta de 15/11) Clique aqui!

Trabalhadores da Santa Casa aprovaram o acordo em maio

Lista COMPLETA dos inativos habilitados

Clique aqui e confira!

Atenção: devido à enorme quantidade de pessoas (são mais de 3 mil), é possível que alguns nomes estejam errados ou tenham faltado. Se você compareceu ao sindicato, assinou a habilitação e seu nome não está na lista, informe-nos através do direcao@sindisaude.org.br. Adiantamos que a equipe de Comunicação não tem como resolver problemas referentes ao processo através das redes sociais, pois não tem acesso ao mesmo.

Vídeo explicativo

Confira abaixo o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, explicando o processo em detalhes.

Jesien explica detalhes do processo

Ordem e prazo dos pagamentos e procedimentos a serem adotados pelos trabalhadores

Atenção: todos recebem em parcela única.

Ativos: o dinheiro entrou nas contas dos trabalhadores no final de julho.

Inativos: o pagamento dos inativos se dá por ordem de habilitação, e os primeiros a terem se habilitado serão os primeiros a receber. A primeira parcela foi paga em 15 de agosto, e as seguintes são pagas mensalmente. O hospital paga a cada mês R$ 300 mil referentes ao processo, valor que o sindicato automaticamente repassa aos trabalhadores, na ordem das habilitações, até que se esgote; no mês seguinte, o hospital paga mais R$ 300 mil, o sindicato repassa aos próximos da lista, e assim por diante, até que todos sejam pagos. Os primeiros habilitados podem levar poucos meses para receber, assim como os últimos habilitados irão ter de aguardar bastante tempo (mais de um ano, por exemplo). Lembre-se: todos trabalhadores receberão em parcela única, portanto a quantidade de beneficiados por mês não será igual, dado que uns recebem mais, outros menos; por isso, não temos como estimar a data em que cada colega vai receber seus valores. Siga acompanhando nosso site e redes e tenha bom senso: considerando que o 1º lote quitou os valores devidos a 67 trabalhadores, se você estiver na posição 500, por exemplo, ainda vai levar alguns meses até que você receba. Quem por acaso não tenha feito a habilitação (seja no dia das assembleias ou na sede do sindicato) pode fazê-la no sindicato, no horário das 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras.

Acordo garante incorporação no salário e direito de oposição

O sindicato procurou, desde que começou com a ação, em 2015, equilibrar a busca de um direito dos trabalhadores com um impacto financeiro sobre o hospital que poderia causar a perda de postos de trabalho. “Nós apresentamos para a categoria hoje um acordo que tem um redutor em relação ao valor que poderia ser alcançado se a ação fosse mantida até o final. Apresentamos esse acordo após avaliar dois itens importantíssimos para nossa decisão: o tempo de tramitação da ação e uma possível mudança da decisão nas alçadas superiores”, explicou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien.

Jesien falou ainda sobre os trabalhadores que optarem por não aceitar a proposta: “Garantimos à categoria que qualquer trabalhador (a) que não compactue com o acordo alcançado possa continuar individualmente na ação coletiva, bastando assinar um termo de oposição”. Por fim, o sindicato obteve ainda a incorporação em folha desse direito.

Secretário-geral do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien conduziu as quatro assembleias

Categoria compareceu em massa

Valores

Foram passados após as assembléias para os presentes. Quem não pôde comparecer, deve comparecer à sede do sindicato entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras, com documento de identificação. Destacamos que não é possível repassar valores sem a presença do beneficiário por razões de proteção ao (à) trabalhador (a).

Trabalhadores verificam com diretoria os valores a que têm direito

Atenção para oferta de serviços jurídicos por terceiros

Alguns trabalhadores, especialmente os que são beneficiários do processo da correção da base de cálculo dos adicionais na Santa Casa, estão sendo procurados por terceiros que ofertam e cobram por serviços já realizados pelo Sindisaúde-RS.
O trabalhador não deve arcar com custo algum pois o trabalho jurídico já foi executado pelo sindicato. Por isso, antes de assinar qualquer tipo de procuração, busque informação com o sindicato, seja pelo e-mail direcao@sindisaude.org.br, redes sociais (Facebook ou Instagram) ou pelo telefone 3378 6600.

O que é o processo?

É a correção da base de cálculo dos adicionais (noturno e de hora-extra). "Nós entendíamos que esses adicionais não tinham seu cálculo corretamente realizado. Então questionamos, entramos em 1ª instância e ganhamos. A Santa Casa tinha o direito legal de recurso às instâncias superiores, mas optou por buscar um acordo com o sindicato. No momento, a ação está suspensa enquanto a negociação está sendo finalizada", informou o secretário-geral, Julio Jesien.

Processos diferentes na Santa Casa
Destacamos que o acordo cujas informações constam da presente notícia trata da correção da base de cálculo do adicional noturno.
Existe um outro processo, referente aos trabalhadores da Santa Casa, que trata da prorrogação da jornada do adicional noturno.
São processos diferentes. O segundo beneficia 159 trabalhadores, e você pode conferir a lista de beneficiários clicando aqui.

Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador

A advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.

Beneficiados

2964 trabalhadores na ativa e outros 4668 inativos.

Lista de beneficiários na ativa

Clique aqui para ter acesso à lista dos beneficiários ainda na ativa!

Mais dúvidas

Sede: Devido à enorme procura, o atendimento em nossa sede referentemente ao processo será entre 8h e 30min e 11h e 30min e entre 13h e 30min às 16 horas, de segundas a sextas-feiras. Destacamos que após esse horário o sindicato não poderá mais receber trabalhadores interessados no processo. Endereço: Rua João Guimarães, 37, duas quadras do viaduto da Silva Só com a Protásio Alves.

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho