Home > Notícias > SANTA CASA – Trabalhador (a): até terça (22), precisamos da tua participação!

18/09/2020 - SANTA CASA – Trabalhador (a): até terça (22), precisamos da tua participação!

Colega da Santa Casa, abaixo explicamos os motivos do porquê de precisarmos que você responda este formulário (clique aqui) até a próxima terça-feira, dia 22 (seu nome ficará completamente anônimo). "Em resumo, nesse dia acontece reunião junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região entre Sindisaúde-RS e gestão do hospital, na qual precisamos apresentar um compilado atualizado ao TRT-4 para deixar bem claro que a gestão não vem cumprindo como deveria com a decisão judicial favorável ao sindicato e seus representados. Por isso, precisamos de sua resposta”, convoca o presidente do sindicato, Julio Jesien, que tem representado o Sindisaúde-RS nas últimas reuniões. O Sergs também participa, representado por sua presidenta, Cláudia Franco.

A decisão a que Jesien faz referência é a que obrigou a gestão do hospital a entregar EPIs adequadamente e afastar trabalhadores do grupo de risco das atividades. Além disso, a decisão também define que gestantes e lactantes devem ser afastadas das áreas de risco.

Formulário para respostas

Clique aqui!

Entenda

Você, colega da Santa Casa, deve saber que em março de 2020 o Sindisaúde-RS entrou com uma ação que, devido a uma liminar conquistada pelo sindicato, obrigou a gestão do hospital a fornecer EPIs adequadamente para o combate à pandemia, bem como a afastar do trabalho colegas pertencentes ao grupo de risco da Covid-19 (nos termos da MP 936: clique para entender). Além disso, pela decisão, as gestantes e lactantes devem ser afastadas das áreas de risco (em relação ao Covid-19) dentro do complexo hospitalar.

Mesmo com a decisão judicial em vigor, problemas seguem sendo diagnosticados e denunciados aos sindicatos; por isso, reuniões de mediação junto ao TRT-4 vêm sendo realizadas periodicamente. Em uma dessas reuniões, ocorrida há poucas semanas, foi formada uma comissão paritária entre sindicatos e gestão para deliberações. “Essa comissão se reuniu, posteriormente, três vezes, e o resultado foi pouco produtivo em nosso entender. Questionamos sobre número de testes e não houve respostas. Cobramos a questão dos POPs e da falta de tempo para realização dos cursos cobrados. Por isso tudo é que, nesta terça, precisamos dessas respostas atualizadas para apresentar na reunião”, complementou Jesien.

Formulário para respostas

Clique aqui se ainda não preencheu!