Home > Notícias > Sindisaúde-RS na luta: a Campanha Salarial 2017 já começou!

21/02/2017 - Sindisaúde-RS na luta: a Campanha Salarial 2017 já começou!

Nesta segunda-feira (20/02), o Sindisaúde-RS deu início à Campanha Salarial de 2017 com a realização de um encontro entre diretores e delegados sindicais, na sede do Sindisprev. Com o objetivo de construir junto aos trabalhadores a pauta deste ano, o seminário trouxe abordagens econômicas e políticas para ambientar os novos membros da diretoria e os novos delegados às questões que envolvem o cenário atual do país e às questões da luta sindical.

Diretores do Sindisaúde-RS compareceram em peso ao seminário.

Pela manhã, o diretor do DIEESE-RS, Ricardo Franzoi, apresentou uma análise da conjuntura econômica com dados sobre as expectativas de crescimento da economia e sobre desemprego. Renato Paese, advogado do escritório Paese Ferreira e Advogados Associados, explicou aos participantes as implicações jurídicas acerca dos acordos coletivos, convenções e esclareceu dúvidas quanto à lei de greve.

Já pela tarde, a plateia conferiu os relatos das experiências na luta sindical de Altemir Cozer, dirigente sindical, e Jacéia Netz, coordenadora técnica de saúde do Sindibancários. Os dois convidados comentaram sobre as estratégias e organização de suas pautas. Altemir também destacou a importância da democracia nos sindicatos: "A democracia também passa por ouvir as necessidades. Ás vezes, é mais importante para uma mulher uma creche pro filho do que 1% de aumento no salário", disse.

Ricardo Franzoi apresentou dados como o aumento da taxa de desocupação no país.

O advogado Renato Paese respondeu diversas dúvidas dos presentes.

O evento também foi marcado por fortes críticas à proposta da Reforma da Previdência feita pelo Governo Federal. De forma unânime, os presentes destacaram a necessidade da unificação da luta contra a Reforma neste ano. O Sindisaúde-RS divulgou na noite de ontem um vídeo contra a Reforma em sua página do Facebook: confira clicando aqui! (é preciso estar logado em seu Face)

Ao final, foi escolhida uma comissão formada por delegados sindicais, que irá trabalhar na construção da pauta da Campanha Salarial de 2017. Depois de pronta, a pauta será apresentada em uma grande assembleia. Cada delegado será responsável por buscar as demandas junto aos trabalhadores que representam.

A comissão é formada por Adriano Guterres (Criança Conceição), João André Chagas (Fundação Canoas), José Antônio da Silva (UPA Moacyr Scliar), Patrcia Garcia (São Vicente de Paulo - Osório), Daniel Miranda (Instituto de Cardiologia), Carmem Brião (Vila Nova), Andre Melo (Padre Jeremias - Cachoeirinha) e Alexandre Moura (HCPA). A primeira reunião da comissão está prevista para o próximo dia 7 de março.

Altemir Cozer e Jacéia Netz compartilharam suas experiências.

A advogada Raquel Paese também acompanhou o evento e afirmou a necessidade da construção de uma pauta enxuta para 2017.

A comissão escolhida ontem será responsável pela construção da pauta da Campanha Salarial 2017.

O vice-presidente do sindicato, Julio Appel, acompanhou os debates. Entre os diretores presentes, estiveram Ana Paula Capra, Carlos Alexandre Silveira, Luciano Soares, Lucia Schaffer, Julio Duarte, Ricardo Sarmanho, Paulo Claudio, Paulo Cesar Vargas, João Luiz Gonçalves, Lisete Bueno, Marlise Machado, Paulo Gonçalves, Jessu Silva e Giovani Selistre.

Fotos: Gabrielle de Paula/ Assessoria Sindisaúde-RS