Home > Notícias > VACINAÇÃO AMPLIADA GARANTIDA PELO SINDISAÚDE-RS JUNTO À SMS!

05/04/2021 - VACINAÇÃO AMPLIADA GARANTIDA PELO SINDISAÚDE-RS JUNTO À SMS!

Tenha claro: você vai ser vacinado (a) por causa do trabalho do teu sindicato!

Após o Sindisaúde-RS ter argumentado repetidamente, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sobre a necessidade de vacinar mais trabalhadores da área da saúde, a Prefeitura concordou e publicou na tarde desta segunda (05) a atualização das categorias profissionais que receberão a 1ª dose a partir desta quarta, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. “De alguma forma, essa conquista será nosso presente para você, trabalhador (a)”, declarou o presidente do SIndisaúde-RS, Julio Jesien. O sindicato não conseguirá contemplar todos os trabalhadores que representa, mas conseguiu garantir vacina para uma grande parte.

Abaixo, você pode conferir a lista ampliada das categorias cuja vacinação ficou garantida pelo trabalho do sindicato junto à SMS (se quiser ver a informação no site da Prefeitura, clique aqui). Fique atento ao dia em que você poderá ser vacinado: há prioridade pela faixa etária (confira mais abaixo).

E não se esqueça: você só vai ser vacinado agora porque você tem um sindicato forte. Associe-se para que mantenhamos esse trabalho sempre assim.

Massoterapeutas autônomos

O sindicato trabalhou muito junto à SMS, ao longo do dia de hoje, para que todos (as) massoterapeutas, incluindo autônomos, fossem contemplados (as) pela vacinação ampliada. O resultado final das conversas aumentou a gama de massoterapeutas que serão vacinados, mas não contemplará a todos (as). Em vez de apenas trabalhadores que comprovassem vínculo empregatício com clínicas ou estabelecimentos de saúde, como estava definido até hoje, as conversas desta segunda definiram que também autônomos (as) terão direito à vacina, desde que atuem em clínicas ou estabelecimentos de saúde.

Infelizmente, colegas que atendam clientes por conta ainda não serão vacinados (as). O sindicato fez tudo o que podia, mas a definição final das categorias contempladas é, naturalmente, do Poder Público.

Lista de categorias *

* Informações da Prefeitura. Clique aqui para conferir o link original!

- Recepcionistas

- Seguranças

- Trabalhadores da limpeza

- Cozinheiros e auxiliares de cozinha

- Motoristas de ambulâncias

- Administrativo

- Gestores

- Profissionais que fazem transporte de medicamentos ou amostras biológicas que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e consultórios, em atendimento ao disposto no Ofício Circular nº 57/2021 do Ministério da Saúde e Resolução CIB/RS nº 25/2021.

Não serão vacinados ainda

Não estão incluídos na lista de atividades contempladas trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (academias de ginástica, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal).

Além destes (as), ainda não serão vacinados massoterapeutas autônomos que atendam por conta. Demais massoterapeutas, incluindo aqueles que atuam como autônomos em clínicas e estabelecimentos de saúde, terão direito à vacina.

Como será a vacinação?

A vacinação deste grupo seguirá um cronograma de 11 dias, conforme a faixa etária (confira mais abaixo). Dia 21, feriado, não haverá imunização.

O horário em todas as farmácias será das 9h às 17h.

Onde será a vacinação?

Serão 19 farmácias habilitadas no município e capacitadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Farmácias:

São João - Avenida Wenceslau Escobar, 2409, Cristal

São João - Rua Anita Garibaldi, 1047, Mont’ Serrat

Documentos necessários

O profissional deverá apresentar cópia impressa (que ficará retida na farmácia) dos seguintes documentos:

- Cópia do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde).

- Cópia da ficha Cnes do serviço de saúde onde realizam o trabalho de apoio.

- Cópia do comprovante de residência de Porto Alegre, ou, se residente fora da Capital, comprovante de endereço da instituição de saúde de atuação do profissional de saúde, com sede em Porto Alegre.

- Declaração de vínculo do trabalhador de apoio ao serviço de saúde (clique aqui para baixar o documento)

Ordem da vacinação

07/04 - Profissionais com 60 anos ou mais