Home > Notícias > Vale-alimentação HCPA: assembleia define a pauta de reinvindicações

21/03/2017 - Vale-alimentação HCPA: assembleia define a pauta de reinvindicações

Nesta terça-feira (21/03), foi realizada na Ashclin a assembleia geral do Acordo Coletivo sobre o vale-alimentação do Hospital de Clínicas, na qual os trabalhadores definiram a pauta de reinvindicações que será levada para a negociação com a patronal.

Categoria optou pela proposta de duas cestas básicas no vale-alimentação.

Tendo em vista o cenário econômico do país, a proposta unificada apresentada pelas entidades sindicais visava alcançar a inflação do período (INPC= 9,91% e IPCA= 9,38%), repor os atrasos do ano passado e ter um ganho real de 1,86% , totalizando 10%. No entanto, os 10% foram negados pela categoria, que apresentou uma proposta alternativa, sendo esta aprovada posteriormente.

Os trabalhadores decidiram por manter a bandeira de luta da categoria: a mobilização pelas duas cestas básicas. Hoje, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a cesta básica corresponde a R$435,71 em Porto Alegre. Ainda foi acrescida na proposta, a inclusão do 13° no vale-alimentação.

Na mesa, representantes do Sindifars, Sergs e Sindisaúde-RS.

A pauta definida pela assembleia será negociada pelas seguintes entidades: Sindisaúde-RS, Sasers, Sergs, Simers, Sindaergs, Sindicato dos Biológos do RS, Sindifars, Sindifono, Sinditest, Sinttargs, Sinurgs, Sipergs, Sisergs, Soergs e Senge RS.

Representando o sindicato, estiveram presentes o vice-presidente, Julio Appel, o secretário-geral, Julio Jesien, e os diretores Paulo Vargas e Ubirajara Meireles.

Após a assembleia, o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, protocolou  junto à direção do Clínicas um documento assinado por todas as entidades sindicais signatárias do edital de convocação, solicitando uma reunião para a dicussão da pauta definida hoje pelos trabalhadores.

Entrega do documento junto à direção do Hospital de Clínicas.

Por Gabrielle de Paula/Assessoria Sindisaúde-Rs