Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2021 - Trabalhadores na base Sindihospa têm assembleia para avaliar proposta

17/12/2021 - CAMPANHA SALARIAL 2021 - Trabalhadores na base Sindihospa têm assembleia para avaliar proposta

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Há alguns dias, informamos que o Sindisaúde-RS havia rejeitado uma primeira proposta formal do sindicato patronal (clique aqui e confira), o Sindihospa, para fechamento de nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que regula o reajuste salarial e direitos históricos, como horas-extras a 100% (CLT apenas 50%), adicional noturno a 50% (CLT apenas 20%) e quinquênio (não existe na lei), dentre outros que você pode perder sem nossa negociação (conheça-os clicando aqui). Alguns trabalhadores questionaram o porquê de o sindicato sequer levar a conhecimento da categoria essa primeira proposta. Pois bem, a experiência em negociações da diretoria sindical melhorou a situação.

Agora, conforme edital publicado na edição de hoje (17/12) do jornal Correio do Povo, página 10, o Sindisaúde-RS convoca a categoria que representa nos hospitais e empresas filiadas à base do Sindihospa (confira- quais são mais abaixo) para assembleia geral sobre reajuste salarial e direitos históricos, como horas-extras a 100%, adicional noturno a 50% e quinquênio, dentre outros. Confira mais abaixo data, horário e demais informações.

Atenção antes de continuar!
Reajuste salarial automático não existe desde 1992
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.
Você tem muito mais direitos que os da CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, clique aqui. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.
E você pode perder todos esses direitos
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

A assembleia

Quando?
22/12/2021 (quarta-feira

Que horas?
19h30min em 1ª chamada e 20h em 2ª e última chamada

Onde?
Na página do Sindisaúde-RS no Facebook

Pauta
a) Breve relato sobre a negociação realizada com o Sindihospa, referente à Convenção Coletiva de Trabalho 2021
b) Avaliação da contraproposta do Sindihospa obtida na negociação.
c) Em caso de rejeição, deliberação sobre os rumos do movimento.
d) Em caso de aprovação, definição sobre quota negocial.
e) Assuntos gerais.

Como será a votação?
Através de formulário Google Docs, que será disponibilizado após a assembleia aqui em nosso site e nas redes sociais do sindicato (@sindisauders tanto no Facebook quanto no Instagram)

Qual é a base Sindihospa?

Trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Se você trabalha em outro hospital de Porto Alegre, provavelmente está representado na negociação feita com o Sindiberf, aprovada por mais de 90% da categoria em novembro e que entregou reajuste de 6,94%, além da manutenção dos direitos históricos.

Central da Campanha Salarial

Não esqueça: esse ano disponibilizamos um espaço que centralizará as notícias sobre nossas negociações. Está na capa de nosso site, bastando clicar na imagem correspondente (ou clique aqui)

Edital foi publicado no Correio do Povo