Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - Aberto o prazo para termo de oposição à cota negocial (base Sindisaúde-RS/Sindihospa)

26/09/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - Aberto o prazo para termo de oposição à cota negocial (base Sindisaúde-RS/Sindihospa)


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Em assembleia ocorrida em 29/07/2022 no saguão do Hospital de Clínicas (HCPA), a categoria representada pelo Sindisaúde-RS em hospitais, clínicas e demais casas de saúde que compõem a base do Sindihospa (entidade patronal) aprovou negociação, feita pelo sindicato, que reajustou os salários de todas (os) em 11,73% e manteve todos direitos históricos, como horas-extras a 100% (pela CLT, só 50%), adicional noturno a 50% (pela CLT, só 20%) e quinquênio (não existe na CLT).

Além disso, foi criado um comitê sobre saúde mental e física do trabalhador, relacionado ao período pós-Covid. Todos esses direitos estão registrados, legalmente, no documento do Termo Aditivo 2 à Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa 2021/2023, disponível para consulta na íntegra clicando aqui. As negociações que os sindicatos de classe fazem por Convenções e Acordos Coletivos adquirem valor de lei devido a vigorar, no Brasil, o "acordado sobre o legislado".

 

ATENÇÃO ÀS MENTIRAS! TEM PATRÃO FALANDO QUE A
COTA NEGOCIAL SERIA R$ 200. VEJA ABAIXO!

 

Histórico da luta e cota negocial

A negociação começou em 23 de março, quando a categoria definiu a pauta de reivindicações, e durou muitos meses. O Sindisaúde-RS foi duro desde o início, melhorando sistematicamente os termos da negociação. Porém, após a 5ª reunião, a patronal conseguiu apresentar uma proposta ainda pior do que a que já constava na mesa. Com isso, o sindicato anunciou uma série de trancaços nos hospitais. Foi o suficiente para que o Sindihospa contatasse nossa diretoria, solicitando reunião para apresentar nova proposta, que foi levada à consulta da categoria na assembleia do HCPA e aprovada por quase unanimidade.

Na mesma assembleia (disponível em vídeo aqui), a categoria também aprovou a instituição de cota negocial, paga apenas por não sócias (os), para financiamento do trabalho sindical. E atenção: novas (os) sócias (os) até 5 de outubro também não pagarão a cota (clique aqui e se associe totalmente online).

A cota negocial é uma ferramenta que encontra respaldo em TAC junto ao Ministério Público, e que o sindicato entende ser uma forma de equilibrar o financiamento de colegas sindicalizadas (os), através de suas mensalidades sociais, com colegas que não querem ser sindicalizadas (os), mas acabam usufruindo do mesmo percentual de reajuste salarial anual e dos mesmos direitos históricos que todas (os) demais. Caso você não saiba, o Sindisaúde-RS, desde a Reforma Trabalhista, tem apenas duas fontes de financiamento: a mensalidade social e a cota negocial (quando aprovada em assembleia, como é o caso).

 

Por isso, te pedimos: não caia no conto do patrão.
NÃO VENHA ENTREGAR TERMO DE OPOSIÇÃO. EM VEZ DISSO, ASSOCIE-SE ONLINE AQUI E NÃO PAGUE A COTA.
Quem quer um sindicato fraco: você ou o patrão? Gestões vêm e vão, mas um Sindisaúde-RS sempre forte te entrega direitos acima da lei e conquistas históricas, como a do piso da enfermagem, na qual o teu sindicato foi protagonista na luta a nível nacional!

 

Assembleia que aprovou a nova CCT foi no HCPA

Central da Campanha Salarial quase quintuplica acessos

O Sindisaúde-RS havia lançado, em 2021, a Central da Campanha Salarial na capa aqui de nosso site, concentrando todas as notícias sobre nossas negociações.

A iniciativa se tornou, naquele ano, nossa quarta página mais acessada, e foi mantida para 2022. Dessa vez, a Central passou de 2,4 mil acessos para 11,5 mil.

Acessos em 2021

Acessos em 2022

 

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios.

 

O que a nova Convenção Sindihospa/Sindisaúde-RS traz para o (a) trabalhador (a)?

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

 

Reajuste salarial de 11,73%
O índice é referente ao INPC acumulado da data-base abril/2022, ou seja, 11,73%. O pagamento ocorrerá em duas parcelas: a primeira de 6%, na folha de pagamento da competência de setembro de 2022, aplicados sobre o salário-base da competência de abril de 2022. A segunda parcela, com a diferença restante, será paga na folha de pagamento da competência de Fevereiro/2023, com o percentual incidindo sobre o salário-base da competência de Setembro/2022, o que integralizará o índice total de 11,73% (pois a segunda parcela incidirá sobre o salário já reajustado em 6%). Os hospitais que administrativamente não conseguirem cumprir com o reajuste na folha de setembro de 2022 deverão fazê-lo no mês subsequente, efetuando o pagamento das respectivas diferenças salariais. Obs.: a proposta da patronal aprovada pela categoria em assembleia não incluiu retroatividade.

 

Continuidade das negociações pelas diferenças salariais dos anos anteriores
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que, durante a vigência da CCT (até abril de 2023), continuarão discutindo as diferenças salariais que ficaram pendentes devido à falta de retroatividade da proposta aprovada. Destaca-se, porém, que o reajuste obtido evitará arrocho salarial maior, dado que recomporá o salário antes da próxima data-base.

 

Comitê sobre saúde mental e física do trabalhador
Criação de um comitê especifico, relacionado ao período pós-Covid, voltado à saúde mental e física do trabalhador. Será inserida na CCT a seguinte cláusula: “As partes convenentes comprometem-se a criar um comitê paritário específico para o fim de analisar dados, pesquisas e estudos sobre possíveis sequelas físicas e mentais decorrentes do trabalho realizado no período da pandemia, visando definir medidas a serem avaliadas e implementadas, mediante ajustes entre as partes convenentes, para garantir adequado atendimento de saúde aos trabalhadores”.

Trabalhadoras (es) contempladas (os)

A negociação contempla trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS (clique aqui para entender quem representamos) nos hospitais:

- Divina Providência

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Independência

- Mãe de Deus

- Santa Ana

- Blanc

- Moinhos de Vento

- São Lucas da PUC

- Ernesto Dornelles

- Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição

- E as casas de saúde sediadas em Porto Alegre (clínicas ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias, laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops)

 

Informações que talvez você não tenha
Reajuste salarial automático não existe no Brasil!
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.
Devido à negociação sindical, você tem muito mais direitos que os da CLT
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, acesse a seção "Direitos conquistados" de nosso site. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.
Você pode perder esses direitos devido à suspensão da ultratividade da norma
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Cota negocial aprovada, e sócia (o) não paga!

A categoria também aprovou, na mesma assembleia de avaliação da proposta patronal, que não sócias (os) do sindicato paguem meio dia do salário-base, uma única vez no ano, para financiamento da atividade sindical. Mesmo assim, o Sindisaúde-RS disponibilizará termo de oposição àqueles (as)  que desejarem não contribuir com qualquer valor para o financiamento do nosso trabalho, ainda que recebam todos os benefícios das negociações, que valem para toda a categoria.

 

Além dos antigos, novos sócios até 05 de outubro não pagarão cota negocial!
Clique aqui e se associe totalmente online!
Caso você se associe nos próximos dias e o hospital, por alguma razão administrativa interna, desconte a cota do seu contracheque, não se preocupe: basta nos informar que devolveremos o valor :)

 

Termo de oposição

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial, autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, a ser entregue na sede do Sindisaúde-RS e copia para empresa, conforme as formalidades que seguem. Lembre-se: atuais sócios, bem como novos sócios até 5 de outubro, não pagam cota.

Valor da cota

Meio dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começará em 26/09/2022 e se encerrará no dia 05/10/2022 (inclusive), conforme constou do Parágrafo 5º da Cláusula 5ª do Termo Aditivo à CCT Sindisaúde-RS/Sindihospa, que você pode conferir clicando aqui.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.

 

O que é a cota negocial e o termo de oposição

A cota negocial foi instituída pela categoria na mesma assembleia em que foi aprovada a negociação com o Sindihospa. Em resumo, institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de meio dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz.

Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo à entidade de classe.