Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 – Em 1ª reunião com Sindihospa, Saúde do Trabalhador tem avanços

01/04/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 – Em 1ª reunião com Sindihospa, Saúde do Trabalhador tem avanços

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na tarde desta quinta (31), Sindisaúde-RS e Sindihospa tiveram a primeira reunião sobre a nova Convenção Coletiva de Trabalho, documento que define legalmente direitos conquistados pelo sindicato e os índices de reajuste salarial ano a ano. Do encontro, realizado na sede do Sindisaúde-RS, houve convergência em avançar sobre questões da Saúde do Trabalhador. Sobre o reajuste, houve um pedido de espera para a discussão por parte da patronal.

Participaram da reunião a diretoria do Sindisaúde-RS e o departamento jurídico (Paese, Ferreira), este representado por Raquel Paese e Pedro Henrique Jacobi.

Reunião ocorreu no auditório do Sindisaúde-RS

Representantes patronais

Raquel Paese e Pedro Henrique Jacobi, do jurídico do Sindisaúde-RS

Saúde do Trabalhador: pedido de centro pós-Covid

Em decorrência do desmonte dos departamentos internos, nos hospitais, que realizavam o atendimento de saúde aos seus funcionários, o Sindisaúde-RS tem observado trabalhadores utilizarem em níveis altíssimos os serviços do sindicato de medicina do trabalho e psicóloga.  Foram citados especificamente os casos do desmonte da medicina ocupacional no HCPA e as dificuldades no GHC para acesso a atendimento.

Essa preocupação com a dificuldade e insensibilidade que os gestores estão tendo com seus funcionários foi exposta pela diretoria sindical na reunião. Assim, foi solicitado à patronal que os hospitais mantenham um centro de atendimento pós-Covid, tanto para questões físicas, como sequelas da Covid, como mentais.

Como retorno, a patronal solicitou ao sindicato que informe dados internos que possui para ajudar na elaboração conjunta de novos serviços. Também o Sindihospa se comprometeu a buscar, junto a seus filiados, dados semelhantes para auxiliar nas propostas a se avançar nas negociações.

Reajuste salarial

A representação da patronal solicitou que se aguarde a divulgação oficial do índice de inflação do primeiro trimestre de 2022 para avançar nas negociações sobre índice de reajuste salarial. Além disso, alegaram que o Conselho do Sindihospa ainda não teve reunião, o que deve acontecer na próxima segunda-feira (4).

Próxima reunião

Em 19 de abril.

Direitos históricos

O fato de você receber quinquênio, adicional noturno a 50% e horas-extras a 100%, entre outros avanços, se deve ao Sindisaúde-RS ter conquistado para você, pois nada disso consta da lei trabalhista. Tais direitos constam da Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa, negociada anualmente e que você pode acessar clicando aqui. E se quiser saber mais direitos que você só tem por causa do sindicato, clique aqui!

Quem esta negociação atinge?

Resumidamente, o Sindihospa representa casas de saúde privadas de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre nós e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Mais fotos da reunião

Clique aqui!