Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - Informações sobre segunda reunião com Sindihospa

25/04/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - Informações sobre segunda reunião com Sindihospa

Mesmo após um mês desde que o pedido dos trabalhadores foi levado a conhecimento do Sindihospa, entidade que responde por GHC, HCPA, hospitais e casas de saúde privadas de Porto Alegre, a patronal não apresentou ainda nenhuma proposta econômica para o reajuste salarial da categoria. "Isso com o Sindisaúde-RS já tendo encaminhado dados relativos à inflação e às perdas dos últimos anos. O triste é que, na hora de botar no papel o discurso de reconhecimento ao trabalho da categoria durante a pandemia, novamente não vemos nada a mais em nossas remunerações mensais", declarou a vice-presidenta do sindicato, Claudete Miranda.

Saúde do Trabalhador continua na pauta

A reunião, ocorrida em 19 de abril, foi a segunda entre Sindisaúde-RS e Sindihospa. A tônica foi a mesma do primeiro encontro: debates sobre avanços para a importante questão da saúde do trabalhador. A patronal não conseguiu levar, para esta reunião, dados sobre assistência à saúde dos trabalhadores nos hospitais e clínicas, tarefa que se dispôs a realizar. Apesar de ter enviado questionário aos RHs dos hospitais, estes ainda não retornaram com as respostas. Espera-se que na próxima reunião os RHs retornem com os dados para que haja mais avanços e se possa construir, na mesa, medidas para garantir assistência de saúde mais adequada e ampla por parte dos empregadores.

Claudete (à esquerda) representou a gestão do sindicato na reunião, pois o presidente Julio Jesien esteve envolvido com mediação do TRT-4 sobre a questão dos trabalhadores de Canoas. Acompanharam Claudete a advogada Raquel Paese e o advogado Pedro Henrique Jacobi (Paese, Ferreira)

Reunião foi na sede do Sindisaúde-RS

Próxima reunião

Na terceira semana de maio, com data a confirmar. Motivo: ida da diretoria do sindicato a Brasília para o Grande Ato Nacional da Enfermagem em 4 de maio, dia em que enfim será votado o PL 2564, pelo qual o Sindisaúde-RS articula desde o início de 2021 e que define o piso nacional da enfermagem. Além disso, o Sindihospa terá a reunião de seu Conselho na segunda semana de maio.

Direitos históricos

O fato de você receber quinquênio, adicional noturno a 50% e horas-extras a 100%, entre outros avanços, se deve ao Sindisaúde-RS ter conquistado para você, pois nada disso consta da lei trabalhista. Tais direitos constam da Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa, negociada anualmente e que você pode acessar clicando aqui. E se quiser saber mais direitos que você só tem por causa do sindicato, clique aqui!

Quem esta negociação atinge?

Resumidamente, o Sindihospa representa casas de saúde privadas de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre nós e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Representantes do Sindihospa

Comissão de negociação