Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - Mediação da Convenção com Sindiberf começa nesta quarta

25/10/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - Mediação da Convenção com Sindiberf começa nesta quarta

Conforme temos informado em nossa Central da Campanha Salarial, o Sindiberf (representante dos filantrópicos) agiu de forma extremamente indigna com os (as) funcionários (as) desses locais de trabalho. Parece que os patrões esqueceram das palmas que pediam aos funcionários durante a pandemia, não é mesmo?

Bem, é o seguinte: a patronal, infelizmente, tentou atrelar uma LEI (o piso da enfermagem), aprovada no CONGRESSO e SANCIONADA, para rebaixar a negociação salarial referente a abril de 2022 (data-base da categoria).

Reunião de 23 de setembro entre Sindisaúde-RS e Sindiberf, quando a patronal tentou atrelar o piso da enfermagem à negociação salarial e de direitos históricos

Posição do Sindisaúde-RS

Lei é lei, e ponto. Não tem que ser usada como "argumento" para prejudicar uma negociação que ocorre anualmente . Além disso, a tramitação do piso no Congresso, bem como a luta dos sindicatos por esse sonho da categoria, é de conhecimento público desde a metade de 2020 (clique aqui para conferir a cronologia). Portanto, não há qualquer razoabilidade na justificativa patronal.

Por isso, o Sindisaúde-RS não aceitou os termos impostos pela patronal e solicitou ao TRT-4 a mediação da negociação. Essa alternativa vem sendo adotada eventualmente nos últimos anos, com ganhos importantes para a categoria.

A mediação da negociação começará nesta quarta-feira, dia 26/10, às 16h.

Não cederemos!

O que é esta negociação e o que é o Sindiberf?

Você pode entender tudo clicando aqui. Em resumo, o Sindiberf representa os patrões de hospitais filantrópicos, beneficentes e religiosos. E a negociação é pela Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS / Sindiberf, documento que institui, legalmente, índice de reajuste salarial que o sindicato obtém nessa negociação, além de vários direitos históricos acima da CLT (confira-os clicando aqui)