Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL - Aprovado reajuste salarial 2020 e direitos mantidos na base Sindisaúde-RS/Sindihospa!

02/06/2021 - CAMPANHA SALARIAL - Aprovado reajuste salarial 2020 e direitos mantidos na base Sindisaúde-RS/Sindihospa!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em assembleia virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook ocorrida ontem à noite, os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS em hospitais, clínicas e demais casas de saúde que compõe a base do Sindihospa aprovaram expressivamente o resultado da negociação, alcançado após mais de um ano de tratativas diretas e/ou mediadas pelo TRT-4, que garante o reajuste do INPC para a data-base de 2020 (a data-base de 2021 continua sendo negociada). 

Mais de 90% dos votantes aprovaram reajuste de 3,31% em 1º de março de 2021, sendo que o pagamento ocorrerá em junho de 2021 no caso dos hospitais privados (ou seja, serão pagos 3 meses de retroativo na próxima folha) ou até julho de 2021 no caso dos hospitais públicos, que terão tal prerrogativa devido a processos administrativos próprios. Nos hospitais privados onde o repasse foi concedido ainda antes da assembleia, este deve ter sido pago com 2 meses de retroatividade.

Além disso, nossos direitos históricos estão mantidos até abril de 2023. Confira as cláusulas referentes aos temas na íntegra ao final do texto.

Convenção na íntegra

Assembleia ocorreu de forma virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook, ontem à noite. Da esquerda para a direita, a vice-presidenta Claudete Miranda; o diretor Arlindo Ritter; o presidente Julio Jesien; a advogada Raquel Paese.

 

O que a Convenção Sindisaúde-RS traz para o (a) trabalhador (a)?

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS até abril de 2023
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

 

Reajuste salarial de 3,31% em 1º de março de 2021
O índice é referente ainda à negociação do reajuste da data-base do ano passado, ou seja, abril/2020. O pagamento ocorrerá em junho de 2021 no caso dos hospitais privados (ou seja, serão pagos 3 meses de retroativo na próxima folha) ou até julho de 2021 no caso dos hospitais públicos, que terão tal prerrogativa devido a processos administrativos próprios. Nos hospitais privados onde o repasse foi concedido ainda antes da assembleia, este deve ter sido pago com 2 meses de retroatividade.
Atenção: as diferenças salariais não recompostas entre abril/2020 e 1º de março de 2021 seguirão em negociação.

 

Garantia de retomada das negociações pelo reajuste 2021 e pelas diferenças salariais de 2020
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que retornarão à mesa de negociação até outubro de 2021 para discutir o reajuste referente à data-base de abril de 2021, e até abril de 2022 para discutir as diferenças salariais que ficaram pendentes de 2020. Destaca-se que o reajuste obtido recompôs percentualmente o salário antes da negociação de 2021, o que evitará arrocho salarial maior, pois a negociação se dará em cima do salário recomposto.

 

Trabalhadores contemplados

A negociação descrita abaixo contempla trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais:

- Divina Providência

- Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Independência

- Mãe de Deus

- Moinhos de Vento

- São Lucas da PUC

- Ernesto Dornelles

- Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição

- E as clínicas sediadas em Porto Alegre

Se você trabalha em outro hospital de Porto Alegre, provavelmente está representado na negociação feita com o Sindiberf, que já foi aprovada pela categoria e cujo reajuste já foi repassado.

Palavra do Sindisaúde-RS

"A negociação vem desde março de 2020. É mais de um ano em mesas, reuniões online, presenciais, audiências de mediação no TRT4 e dezenas de atos em todo esse período. E não foi possível mobilizar a categoria para exercer pressão em virtude da pandemia. Mesmo assim, nunca recuamos em garantir a recomposição salarial para a próxima negociação, cujo índice de INPC é quase 7%. Por isso foi tão importante essa recomposição e a manutenção de todos nossos direitos históricos, sem nenhuma perda", explicou o presidente Julio Jesien, que conduziu a assembleia de ontem junto à vice, Claudete Miranda, ao diretor Arlindo Ritter e à advogada Raquel Paese, do departamento jurídico, Paese, Ferreira.

Luta de mais de um ano

Desde o início de 2020, o sindicato vem fazendo essa negociação para não deixar seu salário sem reajuste. Queríamos mais, é evidente. E, para termos mais, será fundamental o teu retorno às ruas no segundo semestre, força que não pudemos convocar até agora em virtude da pandemia. Afinal, conforme explicado na assembleia e neste texto, o Sindihospa está comprometido a retomar a negociação do reajuste referente a 2021 até outubro, e das diferenças salariais referentes a 2020 até abril de 2022. Clique aqui para conferir notícias sobre a nossa luta desde 2020.

Votação

Um total de 298 pessoas votou. Dessas, 277 (93%) aprovaram o resultado da negociação obtido pelo sindicato, enquanto 18 foram contrários (6%) e 3 se abstiveram (1%). Quanto à cota negocial, também foi expressiva a votação favorável: 231 (77,5%) aprovaram contribuir com meio dia de salário, sendo que sócios do sindicato e quem pagou contribuição sindical não pagam.

Decepcionante: 22,5% dos trabalhadores são contra a cota negocial, mesmo com termo de oposição garantido

Infelimente, 67 pessoas  (22,5%) ainda não entendem a importância de manter um sindicato forte e votaram contra a cota negocial. É decepcionante esse egoísmo, ou talvez o sindicato ainda não tenha conseguido explicar com sucesso que só paga a cota negocial quem não contribui com nada para o trabalho que beneficia toda a categoria.

Todos trabalhadores são beneficiados pelo reajuste salarial, mesmo aqueles que não contribuem com sequer um centavo para a manutenção do sindicato. O Sindisaúde-RS ainda garantiu, mesmo a esses trabalhadores, o direito ao termo de oposição. Ou seja: mesmo que a pessoa não seja sócia, mesmo que não tenha autorizado opcionalmente desconto de contribuição sindical, esta pessoa poderá se dirigir ao sindicato (confira ao final da matéria) e entregar termo de oposição, de forma a não ser descontada.

Direitos não vêm de graça. É muito trabalho por trás. E para ter esse trabalho, a entidade precisa ser mantida pela categoria.

Votação da proposta de reajuste

Votação da cota negocial

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios.

Redação das principais cláusulas

REAJUSTE SALARIAL PARA DATA BASE DE 2020

Os empregados representados pelo Sindicato Profissional terão seus salários reajustados em 3,31% (três vírgula trinta e um por cento) em 1º/03/2021, referente ao INPC acumulado em 1º/04/2020 (correspondente ao apurado de 1º/04/2019 a 31/03/2020), a incidir sobre os salários de março de 2020, devendo tal reajuste ser pago na folha de pagamento do mês de junho de 2021.

Parágrafo primeiro – Os hospitais de natureza pública, em razão de processos administrativos próprios, poderão fazer o pagamento até a competência da folha do mês de julho de 2021. 

Parágrafo segundo - É facultada a compensação de aumentos espontâneos concedidos no período de 1º/04/2019 a 31/03/2020, exceto os decorrentes de promoção ou merecimento, bem como do reajuste do piso mínimo regional. 

Parágrafo terceiro – Tendo em vista que o reajuste salarial ora previsto, correspondente ao INPC acumulado no período de 1º/04/2019 a 31/03/2020, não ocorrerá de forma retroativa à data-base da categoria (1º/04/2020), as partes comprometem-se até a próxima data-base (01/04/2022) a envidar esforços no sentido de buscar uma forma de reposição salarial do período. 
 
REAJUSTE SALARIAL PARA DATA BASE 2021
Tendo em vista a ausência de proposta por parte do sindicato patronal de reajuste salarial para a data base 1°/04/2021, as partes ora convenentes ajustam o compromisso de retomar as tratativas negociais até 1º/10/2021, ressalvando-se que o adiamento desta solução não implica em quitação ou renúncia por parte do sindicato representativo dos empregados ao direito de reivindicar referido reajuste. 

Manutenção da integralidade das demais cláusulas contidas na atual CCT Sindisaúde-RS / Sindihospa.

Cota negocial

Sócios do Sindisaúde-RS não pagam essa contribuição. Só pagam trabalhadores (as) que, apesar de serem contemplados pela negociação do sindicato com o Sindihospa, tanto em termos de reajuste salarial quanto direitos históricos, não contribuem com nenhum valor para o financiamento do trabalho sindical.

Será cobrada uma vez, no salário de agosto de 2021, com valor equivalente a meio dia do salário-base.

Parágrafo Quinto– Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à quota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, a ser entregue na sede do Sindisaúde-RS no período de 05 a 14 de julho de 2021.

Retrospectiva da luta

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/coronavirus-com-aplausos-da-categoria-e-da-populacao-atos-na-puc-e-no-hps-valorizam-trabalhadores

25/03/2020 - CORONAVÍRUS – Com aplausos da categoria e da população, atos na PUC e no HPS valorizam trabalhadores

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/coronavirus-no-hcpa-sindicato-denuncia-mentiras-dos-patroes-ja-sao-500-denuncias

26/03/2020 - CORONAVÍRUS - No HCPA, sindicato denuncia mentiras dos patrões: já são 500 denúncias!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/coronavirus-ato-no-ghc-cobra-gestao-para-que-proteja-trabalhadores

26/03/2020 - CORONAVÍRUS - Ato no GHC cobra gestão para que proteja trabalhadores!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/coronavirus-no-hmipv-e-no-cardiologia-sindicato-defende-trabalhadores-na-luta-contra-o-virus

27/03/2020 - CORONAVÍRUS - No HMIPV e no Cardiologia, sindicato defende trabalhadores na luta contra o vírus

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-convencao-sindihospa-renovada-direitos-historicos-estao-assegurados-ate-03-21

 

10/07/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - Convenção Sindihospa renovada! Direitos históricos estão assegurados até 03/21

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/coronavirus-atos-testagem-ja-continuam-ontem-no-hcpa-22-07-na-santa-casa

16/07/2020 - CORONAVÍRUS - Atos "Testagem Já!" continuam: ontem no HCPA, 22/07 na Santa Casa

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-atos-na-santa-casa-e-no-piratini-cobram-ministro-e-gestores

22/07/2020 - TESTAGEM JÁ! - Atos na Santa Casa e no Piratini cobram "Ministro" e gestores

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-sindisaude-rs-faz-ato-em-gravatai

31/07/2020 - TESTAGEM JÁ - Sindisaúde-RS faz ato em Gravataí

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-no-instituto-de-cardiologia-e-no-mercado-publico-sindicato-continua-com-cobrancas

07/08/2020 - TESTAGEM JÁ - No Instituto de Cardiologia e no Mercado Público, sindicato continua com cobranças

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-9-ato-aconteceu-em-canoas-e-antecipa-importante-mediacao

14/08/2020 - TESTAGEM JÁ - 9º ato aconteceu em Canoas e antecipa importante mediação

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-sexta-de-ato-no-ernesto-dornelles

 

21/08/2020 - TESTAGEM JÁ - Sexta de ato no Ernesto Dornelles!

https://www.sindisaude.org.br/noticia/ghc-sindicato-entra-com-acao-visando-a-garantia-do-quinquenio

24/08/2020 - GHC - Sindicato entra com ação visando à garantia do quinquênio

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/testagem-ja-semana-teve-novo-ato-no-piratini-e-apoio-a-ato-na-ufrgs

 

28/08/2020 - TESTAGEM JÁ - Semana teve novo ato no Piratini e apoio a ato na UFRGS!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/unimed-federacao-novo-acordo-coletivo-e-aprovado

 

19/11/2020 - UNIMED FEDERAÇÃO - Novo Acordo Coletivo é aprovado

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-1-ato-no-clinicas-pra-tirar-gestao-da-zona-de-conforto

02/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - 1º ato no Clínicas pra tirar gestão da zona de conforto!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-hoje-a-briga-foi-no-sao-lucas-da-puc

07/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - Hoje a briga foi no São Lucas da PUC!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-terceiro-palmas-nao-bastam-foi-nesta-terca-no-divina

08/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - Terceiro "Palmas não bastam!" foi nesta terça no Divina!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-palmas-nao-bastam-no-ghc-para-alertar-de-novo-patroes-querem-0-de-reajuste

9/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - "Palmas não bastam!" no GHC para alertar de novo: patrões querem 0% de reajuste!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-5-palmas-nao-bastam-no-moinhos-teve-ate-arma-apontada

15/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - 5º "Palmas não bastam" no Moinhos teve até arma apontada

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-outdoors-palmas-nao-bastam-nas-ruas-de-porto-alegre

16/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - Outdoors "Palmas Não Bastam!" nas ruas de Porto Alegre!

 

https://www.sindisaude.org.br/noticia/campanha-salarial-2020-femina-recebeu-6-ato-palmas-nao-bastam

16/12/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 - Fêmina recebeu 6º ato "Palmas Não Bastam!"