Home > Notícias > FMSC - Sexta tem assembleia para avaliação de 1ª proposta patronal

31/05/2022 - FMSC - Sexta tem assembleia para avaliação de 1ª proposta patronal

Campanha Salarial 2022

O Sindisaúde-RS publicou, na página 6 da edição de hoje do Diário de Canoas, edital convocando nossos (as) representados (as) que trabalham na Fundação Municipal de Saúde de Canoas para assembleia, cuja pauta é a avaliação da primeira proposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o que inclui reajuste salarial e direitos históricos. A assembleia será virtual, transmitida através da página do Facebook, nesta sexta-feira, 3 de junho, com última chamada às 14h, e votação da proposta em formulário online que será disponibilizado aqui no site e nas redes sociais @sindisauders após a assembleia.

ERRATA: inicialmente, publicamos de forma equivocada o horário das 19h como de início da assembleia. Na verdade, a 2ª e última chamada da assembleia será às 14h.

O que é o Acordo

O ACT é o documento que define legalmente o reajuste salarial obtido pela categoria e sindicato na negociação junto à gestão, bem como os direitos historicamente conquistados pelo Sindisaúde-RS e trabalhadores através da luta. Com a suspensão da ultratividade da norma, se a categoria não se mobiliza e renova o ACT todo ano, os direitos coqnuistados até então perdem validade.

Vários desses direitos, para você que trabalha na FMSC, estão bem acima da CLT. Exemplos são as horas-extras a 100% (CLT prevê apenas 50%) ou sequer existem na lei trabalhista, como o quinquênio e o Vale-Alimentação.

Você pode conferir um resumo desses direitos clicando aqui.

Edital publicado na p. 6 do Diário de Canoas de 31 de maio de 2022