Home > Notícias > GHC - Entidades de classe entregam reivindicações sobre banco de remanejo e atendimento de saúde *

24/01/2022 - GHC - Entidades de classe entregam reivindicações sobre banco de remanejo e atendimento de saúde *

* com informações e fotos da Comunicação da Aserghc

Na tarde desta segunda (24), uma comissão de trabalhadores e dirigentes sindicais entregou ao diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Claudio Oliveira, um documento formalizando reivindicações das diferentes categorias profissionais cujos sindicatos compuseram a assembleia de 20/01, que definiu pelo movimento de hoje. A vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda, e o diretor do sindicato e presidente da Aserghc, Arlindo Ritter, pautaram a urgência da retomada do banco de remanejo, bem como a situação insustentável do atendimento de saúde aos trabalhadores.

Claudete, Arlindo e o também diretor do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes, na entrega do documento ao diretor-presidente do GHC, Claudio Oliveira

Nova data da mobilização para cobrar resposta

As entidades presentes ao movimento de hoje aguardam resposta oficial da diretoria até o dia 3 de fevereiro. Neste dia, às 14h, haverá mobilização dos trabalhadores no Hospital Nossa Senhora da Conceição para pressionar pelo atendimento da pauta apresentada hoje.

Também conforme definido na assembleia de 20/01, a participação de trabalhadores hoje ocorreu de forma totalmente voluntária

O documento

No ofício, os trabalhadores cobram que as vagas noturnas em aberto no Grupo, inclusive as que surgirem a partir da adesão de profissionais ao plano de desligamento voluntário, sejam oferecidas aos trabalhadores do turno diurno que já tenham manifestado interesse no remanejo. Outro ponto importante é a transparência na espera de vagas, pois não há conhecimento público sobre a fila de espera dos trabalhadores, paralisada há cerca de quatro anos.

Parte dos trabalhadores presentes hoje no prédio administrativo lembraram da dificuldade de manter a qualidade do atendimento de saúde aos usuários, na medida em que o treinamento aos novos profissionais contratados para a noite é feito às pressas.

Principais trechos do documento

"1 — Oficiar à esta diretoria para que se posicione sobre o Acordo Coletivo de Trabalho Jornada de Trabalho 12x36, bem como os critérios de acesso e transparência que serão adotados, porquanto as vagas para a jornada de trabalho noturno já estavam sendo ocupadas, há praticamente 4 anos, somente por trabalhadores admitidos diretamente da classificação do processo seletivo, desta forma, alijando do processo de remanejo mais de 1,2 mil colegas que já se encontravam inscritos e os que vislumbravam esta possiblidade. As entidades sindicais requerem, ainda, a apresentação da lista de inscritos anteriormente a 13/11/2017 no Banco de Remanejo para o noturno.
2 — Da mesma forma, se posicione em relação ao Atendimento de Saúde aos Trabalhadores, que se encontram totalmente desassistidos, visto que, no auge do período da pandemia da Covid-19, esta direção extinguiu o serviço que funcionava adjunto à Saúde do Trabalhador"