Home > Notícias > GRACINHA - Sindicato encaminha reclamações em reunião; questão do FGTS será auditada

15/03/2021 - GRACINHA - Sindicato encaminha reclamações em reunião; questão do FGTS será auditada

Conforme o sindicato informou em 8 de março, na última sexta-feira nossos diretores Júlio Duarte e Arlindo Ritter se reuniram com os novos gestores do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas. Duarte e Ritter conversaram com o diretor-geral, Juliano da Silva, com a gerente de pessoal, Silmara Luiza dos Santos, e com a advogada Silvia Montenegro, da assessoria jurídica do Escritório Vidal Falcão. Na pauta do encontro, a preocupação da diretoria do sindicato com a recorrente situação de instabilidade financeira do Gracinha e, por consequência, os reflexos junto aos trabalhadores.

Pontos prioritários abordados

A diretoria do sindicato levou para a reunião os temas referentes a atraso nos salários e no 13º de 2020,; gozo de férias com pagamento posterior ao período; falta de depósito do FGTS; homologações de rescisórias trabalhistas que não vêm ocorrendo com a assistência do Sindisaúde-RS (conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho - CCT). Condições de trabalho, local para descanso e outras questões também foram levantadas.

Retorno da gestão

O diretor-geral do hospital, Juliano da Silva, disse compartilhar das preocupações do sindicato. Ele informou que os salários estão em dia e que o atraso no 13º de 2020 foi sanado (após trabalho do Sindisaúde-RS: confira aqui).

Silva também afirmou que o Gracinha passará a cumprir o convencionado na CCT Sindisaúde-RS/Sindiberf no que diz respeito à homologação de todas as rescisões trabalhistas da base do Sindisaúde-RS.

Sobre as condições gerais de trabalho ficou definido conjuntamente que o sindicato formalizará as situações ocorridas para a área de gestão de pessoal.

Situações atípicas nas relações de trabalho que forem surgindo devem ser informadas ao sindicato, que obteve da gestão o comprometimento de que haverá encaminhamento para tais reclamações.

FGTS

A dívida referente aos depósitos de FGTS está na casa de R$ 24 milhões e deve passar por auditoria nos próximos dias. O depósito do FGTS passou, a partir da nova gestão, a ser feito mensalmente.

Denuncie

Continuaremos vigilantes e solicitamos que a categoria contate seu sindicato sempre que novos problemas surgirem. Lembramos que o nosso diretor João Gonçalves é trabalhador do Gracinha e pode ser contatado presencialmente.