Home > Notícias > UNIMED POA - Confira a pauta final de reivindicações construída por você!

08/03/2023 - UNIMED POA - Confira a pauta final de reivindicações construída por você!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Campanha Salarial 2023

Após duas rodadas de votação online, mais de 100 trabalhadores (as) da Unimed Porto Alegre definiram as reivindicações que o Sindisaúde-RS deve encaminhar à gestão para a Campanha Salarial deste ano. A primeira votação ocorreu desde o fim da assembleia de 7 de março até as 17h do mesmo dia. Nesta, a categoria sugeriu, livremente, as reivindicações a serem incluídas na pauta. Já a segunda rodada de votação foi até as 12h desta quarta (8), e a categoria pôde votar nas propostas que havia criado na primeira votação.

Em 2023, a categoria, que sempre se mobiliza fortemente na Unimed POA, e não costuma acatar qualquer proposta patronal, retomou lutas históricas na sua pauta de reivindicações em relação aos anos mais complicados da pandemia. Haverá luta, por exemplo, pelo mesmo adicional noturno que o Sindisaúde-RS garante nas Convenções Coletivas: ou seja, de 50%¨. O índice de reajuste salarial pleiteado será da reposição da inflação do período (espera-se que fique entre 5 a 7%) somada a um aumento real de 10%.

Confira, abaixo, os pedidos que integrarão a pauta de reivindicações de 2023!

Assembleia de construção da pauta foi na tarde de 7 de março, virtualmente

Últimas negociações: relembre
Na negociação de 2021, a categoria que o sindicato representa na instituição já havia mostrado grande mobilização, com mais de 800 colegas tendo votado "não" a uma primeira proposta patronal que não trazia qualquer retroatividade nos reajustes. Com isso, o sindicato pôde obter retroatividade em todos reajustes, além de bloquear reajustes no plano de saúde.
Em 2022, houve mobilização ainda maior. A categoria rejeitou duas propostas iniciais (confira aqui e aqui), forçando a gestão a apresentar a proposta enfim aprovada: 12,47% de reajuste salarial e nos benefícios, com retroatividade e sem mudança no plano de saúde. A votação final foi recorde: 1000 trabalhadoras (es) da Unimed POA se manifestaram.

Pauta de 2023: resultados finais

Pauta com os resultados decididos pela maioria, item a item, será encaminhada à gestão

Cota negocial também foi aprovada. Prazos para termos de oposição serão informados pertinentemente se a negociação coletiva que faremos for aprovada. Nesse caso, pediremos encarecidamente a você que tenha consciência: se você não quer ser sócia (o), não segue a cota negocial, pois mensalidade social e cota são as duas únicas fontes de financiamento do nosso trabalho por você hoje

Também serão encaminhadas à gestão as pautas da imagem acima que receberam mais de 50% dos votos da categoria: