Home > Notícias > Clínicas: assembleia decide manter a reivindicação pelas duas cestas básicas no VA

26/06/2017 - Clínicas: assembleia decide manter a reivindicação pelas duas cestas básicas no VA

Na tarde desta segunda-feira (26/06), o Sindisaúde-RS realizou assembleia com os trabalhadores do Hospital de Clínicas para discutir a situação do vale-alimentação e a adesão à greve geral do dia 30 de junho, convocada pelas centrais sindicais.

Trabalhadores presentes na assembleia de hoje votaram pela manutenção da reivindicação pelas duas cestas básicas.

Após longo debate, a categoria entendeu que modificar a reivindicação representaria um retrocesso na luta histórica pelas duas cestas básicas, além da inclusão do 13° no Vale-Alimentação. Por quase unanimidade, decidiu-se pela manutenção da atual proposta (2 cestas + 13º), definida em assembleia intersindical realizada no início deste ano. "Não podemos fazer o papel do patrão, eles que têm que pensar e propor uma contraproposta", afirmou o vice-presidente do sindicato, Julio Antero Appel.

O secretário-geral Julio Jesien, que conduziu os trabalhos, reforçou que até o momento a administração central do hospital não apresentou nada para negociar o reajuste do vale, e que a sua manutenção é incerta.

O delegado sindical do Clínicas, Alexandre Moura, defendeu que fosse negociada uma nova proposta (INPC do período = 9,91%) mais uma porcentagem de ganho real, totalizando 10%. No entanto, essa proposta já havia sido apresentada em março pelas entidades sindicais e, mais uma vez, foi superada em assembleia.

O presidente Arlindo Ritter comunicou que em breve será solicitada mediação no TRT.

O presidente Arlindo Ritter também explicou para os trabalhadores que o sindicato já está com processo para solicitar uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho para negociação do vale. A reunião deve ser agendada dentro de 20 dias.

A pauta definida será negociada pelas seguintes entidades: Sindisaúde-RS, Sasers, Sergs, Simers, Sindaergs, Sindicato dos Biológos do RS, Sindifars, Sindifono, Sinditest, Sinttargs, Sinurgs, Sipergs, Sisergs, Soergs e Senge RS.

Perseguição

Também foi relatado aos trabalhadores da instituição os ataques que diretores do Sindisaúde-RS vem sofrendo pela administração do hospital. Membros da diretoria que estão cedidos pelo Clínicas ao sindicato, tiveram seu adicional de insalubridade cortado após atos e mobilizações em defesa do vale-alimentação.

Em diversos momentos, trabalhadores ressaltaram a importância de uma maior participação dos colegas nos atos.

Greve Geral

Referente à Greve Geral de trabalhadores que ocorre na próxima sexta-feira, a categoria definiu que o Sindisaúde-RS estará dando suporte e estará presente na mobilização. Caso não tenha transporte público, as empresas devem oferecer locomoção para os funcionários.

Fotos: Gabrielle de Paula (Assessoria Sindisaúde-RS)