Home > Notícias > LUTA SINDICAL - Debates da 8ª Conferência Municipal de Saúde focaram no SUS e privatização

15/04/2019 - LUTA SINDICAL - Debates da 8ª Conferência Municipal de Saúde focaram no SUS e privatização

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

O Sindisaúde-RS participou, na sexta (12), sábado (13) e domingo (14), da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que encaminhou as propostas, construídas junto à base, a serem levadas à Conferência Estadual de Saúde (CES), que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Auditório Araújo Vianna. O tema central das discussões foi o mesmo da Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá entre 4 e 7 de agosto: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Conferência Municipal de Saúde é tradicional espaço de construção e desenvolvimento da saúde pública (crédito da foto: Lucia Schaffer arquivo pessoal)

Três representantes do Sindisaúde-RS foram escolhidos como delegados para a CES no mês que vem: o secretário-geral, Julio Jesien, a diretora Lúcia Schaffer (titulares); como suplente, foi escolhida a diretora Marly Magalhães. Eles serão os responsáveis por apresentar propostas que garantam o SUS como eixo central da política de saúde, defendendo os trabalhadores do setor e de acordo com nossa Constituição Federal, que garante a saúde como "direito de todos, dever do Estado".

"O foco dos debates foram as várias tentativas de privatização da saúde que têm surgido todos os dias. É sabido que o Governo Federal tem a intenção de privatizar o Clínicas e o GHC, e que Marchezan quer privatizar o HPS. Nós temos que resistir através da união dos trabalhadores e usuários do SUS", defendeu a diretora Lúcia.

Caminhada em defesa do HPS

O ambiente de resistência aos ataques dos governos de todas as esferas contra o patrimônio do povo resultaram em uma grande caminhada, reunindo todos os participantes da Conferência, que começou meio-dia e foi até as 13h e 30min.

O ato terminou em frente ao Hospital de Pronto Socorro, cuja privatização é defendida pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior.

A Conferência

A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS) foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), e teve como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, após, à nacional, bem como elegeu os delegados que representarão Porto Alegre. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

A 8ª CMS foi precedida por 8 pré-conferências, uma por território de cada Gerência Distrital de Saúde (GDS) da cidade, garantindo e fomentando a participação da população.

O SUS

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros