Home > Notícias > CAMAQUÃ – Reunião com nova gestão sobre refeições, estacionamento, processos, sala de descanso, FGTS e férias

27/04/2022 - CAMAQUÃ – Reunião com nova gestão sobre refeições, estacionamento, processos, sala de descanso, FGTS e férias

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Na manhã desta quarta-feira, a diretoria do Sindisaúde-RS foi a Camaquã para reunião com a nova direção do Hospital Nossa Senhora Aparecida, que é mantido pela Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã (Funbeca). "Tínhamos muita dificuldade política com a gestão anterior. Esperamos rumar para uma nova fase de avanços para os trabalhadores, agora", declarou o presidente do sindicato, Julio Jesien. Ele foi acompanhado pelas diretoras Lisete Bueno (trabalhadora do hospital) e Karen Ricoldi, pelo diretor Carlos Alexandre Silveira e pelo delegado sindical Gian Marino. Pelo hospital, estiveram presentes o novo presidente, Márcio Silva, além do vice, Francisco Delamare, o diretor-financeiro, Alaone Souza e Silva, e a assessoria jurídica.

O sindicato abordou uma série de questões reclamadas pela categoria. Confira abaixo um resumo

Reunião ocorreu na manhã desta quarta (27), em Camaquã

Assuntos tratados

Aumento desproporcional em valores de refeição e estacionamento
Os sindicalistas solicitaram à gestão que se comprometa com a diminuição dos valores que passaram a ser praticados para as refeições dos  trabalhadores plantonistas, bem como para o estacionamento para os funcionários. "Argumentamos que os aumentos eram muito superiores à recomposição salarial obtida pelo Sindisaúde-RS para os trabalhadores", declarou Jesien.
Encaminhamento específico
A direção se comprometeu a fazer um novo estudo e apresentar uma proposta para valores de refei. Quanto ao estacionamento, vão apresentar uma nova proposta, inicialmente para o turno da noite.

Férias
Vinham sendo pagas com atraso.
Encaminhamento específico
A gestão informou que a questão já foi regularizada.

O problema com os repetidos atrasos no pagamento do 13º foi abordado.
Encaminhamento específico
O Sindisaúde-RS sugeriu à gestão que faça uso da cláusula décima da Convenção Coletiva (abaixo), que trata de adiantamento do 13º. A gestão vai avaliar.
"CLÁUSULA DÉCIMA - ADIANTAMENTO DA GRATIFICAÇÃO NATALINA
Os empregadores pagarão 50% (cinquenta por cento) da Gratificação de Natal ao empregado, juntamente com o pagamento das férias, quando gozadas a partir de julho, independentemente de requerimento e desde que não exista manifestação contrária do empregado."

Sala de descanso
Essa foi uma das argumentações mais contundentes realizadas pelo sindicato, pois o espaço não tem tamanho apropriado e as dependências estão aquém do necessário.
Encaminhamento específico
A direção informa que já tinha conhecimento e vai trabalhar por um melhor espaço.

Processos
Dentre outros processos que o Sindisaúde-RS tem em favor dos trabalhadores, foi tratado na reunião, especificamente, o da remuneração ou folga na entrada e saída de feriados, que inclusive foi pauta de audiência ontem (26), na Vara de Canoas.
Encaminhamento específico
A gestão informou que, conforme acertado na audiência, no prazo de 30 dias deve apresentar proposta para resolver esse problema. Também acrescentaram que, a princípio, não veem impeditivo para resolver a questão.

FGTS
Foram solicitadas providências para que voltasse a ser depositado o FGTS dos trabalhadores, inclusive para aqueles que foram demitidos e eventualmente não receberam o valor integral. Existe uma decisão judicial que determina que isso deve ser feito.

Homologação das rescisórias no sindicato
Foi lembrado à gestão que, conforme a Convenção Coletiva firmada com o Sindiberf, é obrigatório que os trabalhadores demitidos possam fazer suas homologações com o sindicato.

Sobrecarga de trabalho na psiquiatria
Na escala constam 2 técnicos para o atendimento dos pacientes, mas que na prática só tem ficado um o período todo. O sindicato inclusive constatou a situação presencialmente ao visitar o ambiente.
Encaminhamento específico
Escala será revista com enfermeiro e RH.

Encaminhamentos gerais

Com relação a todas pautas, gestão se comprometeu que no máximo em 10 dias dará retorno.