Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Em nova reunião com Sindiberf, mediador sugere proposta mais próxima da pauta da categoria

26/07/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Em nova reunião com Sindiberf, mediador sugere proposta mais próxima da pauta da categoria

Veja se essa notícia interessa a você!
A negociação de que tratamos nesta notícia é uma das maiores que fazemos no ano. É a Convenção Coletiva de Trabalho que tratamos com o sindicato que representa patrões de hospitais filantrópicos, beneficentes e religiosos, o Sindiberf. Se você atua em um desses hospitais dentro da base territorial do Sindisaúde-RS, essa negociação vale para você.
A lista a seguir mostra alguns (não todos!) hospitais filantrópicos na base Sindisaúde-RS/Sindiberf: Santa Casa de POA, Cardiologia (POA, Alvorada e Viamão), Vila Nova, Restinga Extremo-Sul, Pe Jeremias (Cachoeirinha), D. João Becker (Gravataí), Hospital de Camaquã, Hospital de São Lourenço do Sul. Se você trabalha em outro hospital filantrópico que está na base territorial do Sindisaúde-RS, a negociação vale também.
É por causa dessa negociação que você, que trabalha em um desses hospitais, tem reajuste salarial todo ano (não existe reajuste automático na lei brasileira) e uma série de direitos que conquistamos na luta e que estão acima da CLT, como adicional noturno a 50%, horas-extras a 100% (depois das duas primeiras) e quinquênio.
Se você trabalha em hospital ou empresa privada com sede em Porto Alegre, no GHC ou no HCPA, a negociação que vale para você é a que já fechamos com o Sindihospa, sindicato que representa os patrões desses locais de trabalho. Leia sobre ela clicando aqui!
Direitos conquistados: clique aqui para um resumo.
Quer entender mais sobre nossas negociações? Clique aqui!

Campanha Salarial 2023 - Base Sindiberf (filantrópicos)

Aconteceu, durante a tarde de ontem (26), uma mediação entre o Sindisaúde-RS e o sindicato que representa hospitais filantrópicos, o Sindiberf, para buscar avanços na negociação em torno da Convenção Coletiva de Trabalho. A negociação foi mediada pelo desembargador e vice-presidente do TRT-4, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa.

Conforme informamos em notícia publicada aqui no nosso site, a última mediação marcada não havia acontecido pois o representante do Sindiberf, Ricardo Englert, simplesmente não havia comparecido ao tribunal.

Proposta da patronal é inaceitável

Representado por seu presidente, Ricardo Englert, o Sindiberf apresentou a proposta de reajuste salarial em 4,36% (valor correspondente à inflação), sem retroatividade e parcelado com uma vez paga em outubro e a segunda em dezembro. Para o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, a proposta é inaceitável, em especial depois dos duros anos vividos na pandemia.

Mediador sugere proposta mais próxima da pauta dos trabalhadores

O mediador da negociação, buscando destravar o impasse, apresentou uma proposta que deve ser levada para avaliação em assembleia do Sindiberf. A sugestão do mediador, que não se trata de proposta formal por nenhuma das partes, é: reajuste de 4,5% com retroatividade à data-base de 1º de abril, com parcelamento a ser concluído ainda em 2023 mais um abono futuro para compensar as perdas salariais.

A proposta feita pelo mediador se aproxima mais da pauta de reivindicações que a categoria definiu em assembleia: lutar por um percentual de reajuste salarial com aumento real e abono salarial para compensar a falta de retroatividade dos reajustes ao longo da pandemia.

Negociação até o momento

Antes desta audiência, aconteceram duas mediações judiciais para tratar da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O Sindiberf, contudo,  até então oferecia apenas o valor da inflação em duas parcelas, sendo uma em novembro e a segunda em fevereiro de 2024.

Diretoria e delegados sindicais acompanharam a negociação