Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2024 - Sindisaúde-RS e Sindimetrô realizam seminário conjunto de formação

01/03/2024 - CAMPANHA SALARIAL 2024 - Sindisaúde-RS e Sindimetrô realizam seminário conjunto de formação

A vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Graziela Machado Palma, e o dirigente Etevaldo Teixeira fazendo as primeiras falas do dia.

O Sindisaúde-RS e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas do RS (Sindimetrô) realizaram seminário conjunto de formação nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre. O encontro dá continuidade ao proposto por ambas as representações no evento que aconteceu em janeiro, em Nova Petrópolis (veja aqui), ou seja, o de unir forças em torno da qualificação sindical e trocar experiências para que diretores e delegados estejam sempre, e cada vez mais, capacitados técnica e politicamente para lidar com as situações que se apresentam no cotidiano e para debater e confrontar as patronais sempre que necessário.

Na abertura, a vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Graziela Machado Palma, apontou a importância do momento de compartilhamento para que as categorias estejam unidas em prol da luta que é comum: a conquista de direitos dos trabalhadores, portanto, acredita que é essencial que o os sindicatos se reconheçam como um espaço político. Esse foi o tom da fala do presidente da entidade também, Julio Jesien, que, ao dar o relato sobre a participação no Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos em Foz do Iguaçu, pontuou a importância de conhecer o que outros organismos estão produzindo para avaliar o que é possível empreender em nossos ambientes para avançar em nossas conquistas.

Greve Geral da Argentina

As diretoras Lucia Rita Mendonça, Maria Helena Alves Ernesto de Souza e Estela Mar Oliveira dividiram a experiência que tiveram ao participar da Greve Geral da Argentina, em janeiro. Contaram que encontraram trabalhadores muitos organizados e grupos bastante orgânicos. Lucia salientou a capacidade organizativa dos sindicatos daquele país e a consciência de classe que observou entre os argentinos.

Da esquerda para a direita:  uma das diretoras do Sindimetro, Michele Siebel, e as diretoras do Sindisaúde-RS Lucia Rita Mendonça, Estela Mar Oliveira e Maria Helena Alves Ernesto de Souza.

Formação Jurídica

A advogada Raquel Paese, do escritório Paese&Ferreira, departamento jurídico do Sindisaúde-RS e de vários outros representantes de classe, fez uma explanação organizativa. Salientou a necessidade de os sindicatos manterem unidade em uma pauta de negociações coletivas e frisou sua centralidade na regulação das relações de trabalho. Ela também explicou como elas funcionam e falou sobre as principais em andamento, além de tratar sobre a base de categoria e abrangência do sindicato, dirimindo dúvidas e prestando esclarecimentos.

A advogada Raquel Paese e o diretor do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

20240229_093709 20240229_095658 20240229_100439 20240229_101316 20240229_101442 20240229_105430 20240229_143616 20240229_164031