Home > Notícias > CANOAS - Após ato da enfermagem, Sindisaúde-RS arranca do Município calendário de soluções!

29/09/2023 - CANOAS - Após ato da enfermagem, Sindisaúde-RS arranca do Município calendário de soluções!

Categoria se concentrou na frente da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas

Crédito das fotos: Ingrid Trojahn

Apesar das várias reclamações nas redes sociais, a categoria em Canoas não compareceu com força ao ato pelo piso da enfermagem da manhã desta sexta-feira. Mesmo assim, o Sindisaúde-RS e as (os) cerca de 30 trabalhadoras (es) que efetivamente foram à luta conseguiram arrancar do Poder Executivo canoense um calendário de soluções efetivas a respeito das várias discrepâncias que vêm sendo relatadas quanto ao repasse de valores do piso da enfermagem na cidade. Ainda, após a conclusão dos prazos estipulados, o sindicato e demais presentes à luta realizarão uma assembleia para debater se passos mais sérios serão necessários.

O calendário ficou definido após reunião junto ao secretário municipal de saúde, Felipe Martini, iniciada às 10 horas e durando 50 minutos. O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, o diretor Júlio Duarte, a diretora Maria Helena, além de dois trabalhadoras (es) da enfermagem por cada hospital da cidade. E também as (os) diretoras (es) Lucia Schaffer, Maria Luiza Alves, Lúcia Mendonça, Estela Mar, Carlos Alexandre Silveira e Cláudio Lima estiveram na luta na cidade.

Presidente Jesien conversando com a categoria

Palavra do Sindisaúde-RS

"Houve muitas idas e vindas, muitas discussões porque há muita informação imprecisa. Há discrepância acerca de valores que foram repassados para cada hospital, há informações incorretas sobre os trabalhadores. Tem colega com valor a receber que não trabalha no hospital designado. Bem como tem trabalhador que realmente trabalha no hospital, mas não tá recebendo nada", comentou o presidente Julio Jesien. Durante a reunião, as (os) trabalhadoras (es) presentes expressaram seu cansaço devido à longa espera, relatarando inclusive problemas de saúde causados pelo cenário caótico da implementação do piso.

Trabalhadoras (es) de Canoas junto ao diretor Júlio Duarte e à diretora Maria Helena (ambos de jaquetas pretas lado a lado)

Definições

Uma lei, que irá determinar o repasse dos valores de forma equilibrada, será encaminhada para a Câmara de Vereadores na próxima semana. Em seguida, será necessário aguardar os prazos do Executivo e Legislativo para sua aprovação. "Acreditamos em um período de pelo menos 15 dias para a conclusão desse processo", comentou o diretor Duarte.

Compromisso do Sindisaúde-RS

A diretoria do sindicato se comprometeu, na reunião, a criar uma lista detalhada das (os) trabalhadoras (es) e seus CPFs, a fim de garantir que os valores sejam repassados de forma precisa aos profissionais que realmente estão exercendo suas funções nos hospitais.