Home > Notícias > CANOAS – Nova mobilização pelo piso faz tratativas com a Prefeitura avançarem

06/12/2023 - CANOAS – Nova mobilização pelo piso faz tratativas com a Prefeitura avançarem

Letícia Giacomelli - Comunicação

Na manhã desta quarta-feira (06), profissionais de saúde de Canoas realizaram novo ato pelo pagamento do piso da enfermagem no município. Com o apoio do Sindisaúde-RS, a categoria conseguiu que uma comissão de representantes fosse recebida pelo prefeito interino, Cris Moraes, e por secretários municipais, entre eles, a secretária de Saúde, Ana Macedo (também interina no cargo).

Na reunião, o prefeito argumentou que o atraso no pagamento, mesmo o Município já tendo recebido os repasses do governo federal, se deve aos processos burocráticos necessários ao trâmite do dinheiro, e se comprometeu em estudar como acelerar as etapas. De acordo com Ana Macedo, os valores de dezembro serão repassados às instituições ainda nessa terça-feira. Ela disse, também, que busca a possibilidade de efetuar o pagamento da parcela de novembro e o 13º salário até o dia 20 de dezembro.

A previsibilidade dos pagamentos foi uma reivindicação do Sindisaúde-RS, já que, como salientou o presidente do sindicato, Júlio Jesien, “não é razoável que o Município tenha recebido o dinheiro repassado pelo Fundo Nacional da Saúde em 30 de novembro e até agora não disponibilize, sequer, uma data para que os pagamentos sejam feitos. As pessoas têm compromissos e é natural que estejam ansiosas”, ponderou. A transparência dos processos burocráticos também foi solicitada por Jesien, que obteve como resposta um compromisso do prefeito em fazer uma atualização semanal sobre os trâmites. A primeira deve acontecer já nessa sexta-feira (08).

Participaram da organização do ato e estiveram presentes à reunião, Estela Mar Oliveira, Maria Helena Alves Ernesto de Souza e Lucia Rita Mendonça, integrantes da direção do Sindisaúde.

Confira algumas imagens abaixo, registradas na mobilização: