Home > Notícias > CARDIOLOGIA – Em reunião tensa, Sindisaúde-RS enfrenta gestão por denúncias da categoria

01/02/2023 - CARDIOLOGIA – Em reunião tensa, Sindisaúde-RS enfrenta gestão por denúncias da categoria

Na última segunda-feira (30), o presidente Julio Jesien, a vice-presidenta Claudete Miranda e as diretoras Lúcia Mendonça e Lucia Schaeffer estiveram no Hospital Cardiologia para reunião com as gestões dos hospitais de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Estiveram presentes o superintendente geral do grupo, Rogério Pires, e as representações patronais dos hospitais citados.

“Tivemos momentos bem tensos, mas foram possíveis alguns bons encaminhamentos”, comentou Jesien. Inclusive, na conclusão do encontro o superintendente geral reconheceu a necessidade de uma melhor comunicação entre gestão e trabalhadoras (es).

Confira, abaixo, mais encaminhamentos e as pautas tratadas.

Da esquerda para direita, as diretoras Lúcia Schaeffer, Lúcia Mendonça, e a vice-presidenta do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda. O presidente Julio Jesien também participou da reunião

Prazo de 10 dias

Mesmo com os temas tratados necessitando solução imediata, o corpo diretivo solicitou prazo de 10 dias para que possa, por escrito, apresentar encaminhamentos à pauta das (os) trabalhadoras (es).

Reuniões bimestrais

Ficou definido que haverá reuniões periódicas entre sindicato e gestores a cada 60 dias. “Assim garantimos que possamos constantemente encaminhar as eventuais novas pautas que a categoria traga a nosso conhecimento”, explicou Claudete.

Pautas de POA

1) Bebedouros: sem água para os funcionários, impondo à categoria a necessidade de compra de água.
2) Falta de depósito de FGTS nas unidades geridas.
3) Concessão de férias sem o devido pagamento do direito.
4) Seguranças: fazendo 8h nas imediações do hospital sem guarida ou assento, além da realização de triagem na Santana e retirada dos 15 minutos do lanche.
5) Vestiários no 4° andar: sem elevador e sem portas nos boxes de banho.
6) Sala de descanso: o devido descanso não é possível, pois existe uma luz constantemente acesa, além da ronda dos seguranças.
7) Falta de material para trabalho e EPI’s (luvas e folha de ofício, etc)
8) Cartão de folgas

Pautas de Viamão

1) Eventual negligência no atendimento aos trabalhadores no serviço de emergência.
2) Possível descumprimento da  Convenção Coletiva de Trabalho no que se refere ao retorno de licença-saúde.

Palavra do Sindisaúde-RS sobre Viamão

"Consideramos que, quanto às questões específicas de Viamão,o diretor da unidade mostrou boa aceitação para buscar solução. Assim, não parece ser necessário maior aprofundamento das questões. Estaremos vigilantes, claro, para saber se irão ser cumpridas", informou a diretora Lúcia Mendonça, trabalhadora da casa.

Pautas de Alvorada

1) Situação do hospital: licitação (Santa Casa, Ernesto Dornelles)

Palavra do Sindisaúde-RS sobre Alvorada

"O diretor do hospital garantiu que não existe qualquer manifestação do Estado para rompimento do atual contrato, que está vigente até dezembro de 2026, o que foi uma boa notícia", explicou a diretora Lúcia Schaeffer.