Home > Notícias > CARDIOLOGIA POA – Mediação estabelece compromissos a serem cumpridos pela Fundação

08/12/2023 - CARDIOLOGIA POA – Mediação estabelece compromissos a serem cumpridos pela Fundação

Letícia Giacomelli - Comunicação
Presidente Julio Jesien (de roxo) representou a categoria e cobrou a quitação completa de todos direitos da categoria

A mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre o Sindisaúde-RS e a Fundação de Cardiologia, nesta quinta-feira (07), resultou em uma série de compromissos que a instituição de saúde deverá cumprir para com os funcionários demitidos no mês passado. O presidente do sindicato, Julio Jesien, representou a categoria na reunião, assessorado pelo advogado Sílvio Boff (Paese, Ferreira).

Os trabalhadores foram desligados sem a execução dos direitos trabalhistas e, inclusive, sem respeito aos direitos adquiridos em convenções coletivas de classe. Em 27 de novembro, a Justiça do Trabalho já havia determinado que o Instituto reintegrasse os demitidos, o que não aconteceu. Agora, a partir da mediação, o Cardiologia se compromete a tornar sem efeito os 223 avisos prévios.

Mais compromissos

Está estabelecido em ata, também, que o pagamento dos salários de todos os empregados reintegrados deverá ocorrer até 15 de dezembro. Além disso, a Fundação se comprometeu a entregar, até a próxima sessão de mediação, proposta de quitação do 13º salário

Por fim, a gestão terá de apresentar novo cálculo das rescisões dos empregados que serão desligados, no caso dos que não tiverem interesse em ser reintegrados ao quadro funcional. Esses deverão aguardar orientações do Sindisaúde-RS sobre as rescisões. Já os que pretendem retornar devem esperar pelas informações da Fundação sobre a volta ao trabalho.

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (SERGS) e o COREN/RS também participaram da sessão.

Nova mediação

Em 14 de dezembro, para confirmar o cumprimento dos compromissos.

Trabalhadoras (es) se fizerem presentes à mediação. Além de Jesien, representaram a categoria na mesa o advogado Sílvio Boff (gesticulando); a diretora Lúcia Mendonça (de verde) e o diretor jurídico Cláudio Lima (de costas, de óculos)

20231207_180623 20231207_171031 20231207_171145 20231207_171753 20231207_171851 20231207_180215 20231207_173652 20231207_171815